De forma a potenciar a adequação da oferta formativa do ensino superior às necessidades dos territórios, os Institutos Politécnicos de Tomar, Santarém, Leiria e Setúbal uniram-se para criar uma plataforma de Ensino Superior. A plataforma que foi apresentada no dia 24 de junho, sendo sobretudo centrada em formações breves, cursos de pós-graduações e cursos técnicos superiores profissionais (cTeSP). 

A nova plataforma entra em funcionamento no próximo ano letivo em concelhos da coroa norte da região de Lisboa: Sintra, Odivelas, Loures, Amadora, Vila Franca de Xira, Mafra, Arruda dos Vinhos e Torres Vedras. É previsto que integre 35 cursos, num total de cerca de 900 vagas abertas para estudantes destes concelhos.

O presidente do Instituto Politécnico de Tomar, João Coroado, descreve esta parceria como “mais uma oportunidade para o IPT cumprir cabalmente a sua missão natural: transmitir conhecimento, prestar formação face a necessidades territoriais específicas, numa área de abrangência cada vez mais alargada”.