A prática de voluntariado é vista pelo Politécnico de Tomar como parte integrante de uma "educação e formação de excelência". É por essa razão que esta instituição de ensino superior possui uma estrutura exclusivamente dedicada à realização de ações de voluntariado por parte dos seus estudantes.
A partir desta experiência, destaca o IPT, é possível aos estudantes, para além de ter um impacto positivo na comunidade regional, desenvolver as suas competências, aumentar a rede de contactos e enriquecer o seu Curriculum Vitae. É também por essa razão que a experiência de voluntariado realizada enquanto estudante do IPT envolve a emissão de um certificado e a menção no Suplemento ao Diploma.
A equipa que coordena as ações de voluntariado dos estudantes do Politécnico de Tomar.
No ano letivo de 2019/2020, foram várias as entidades locais a contarem com o apoio dos estudantes do Politécnico de Tomar, como a Associação Protetora dos Animais de Tomar, o Centro de Reabilitação e Integração de Tomar, a Liga dos Amigos do Hospital ou o Centro de Assistência Social.
Ajudar e crescer
Tendo em conta esta aposta, o Politécnico de Tomar é uma das entidades fundadoras da Rede Nacional de Voluntariado do Ensino Superior (R-VES), criada em outubro de 2019. Por outro lado, os próprios cursos do IPT desenvolvem iniciativas ligadas ao voluntariado, como é exemplo o projeto do curso de licenciatura em Gestão Turística e Cultural.
Outro dos exemplos de ações de voluntariado tem lugar no interior do próprio Politécnico de Tomar. No âmbito da estrutura World Point of Contact, estudantes disponibilizam-se para ser mentores dos novos alunos, zelando pelo seu crescimento e bem-estar.
Para acompanhar as várias ações de voluntariado realizadas pelos estudantes do IPT, podes seguir o Politécnico de Tomar nas redes sociais, através das páginas de Facebook e Instagram.