Já te falámos do WPOC (World Point of Contact) do Instituto Politécnico de Tomar. Neste espaço, encontras um grupo de mentores disponíveis para te apoiar, integrar e acompanhar no teu percurso. Sem complicações, Sem burocracias. Simplesmente porque #aquinuncaestassozinho.

Tal como não existe apenas um caminho para se chegar a algum lugar, existem também diferentes formas de promover o crescimento pessoal e o bem-estar. Hoje falamos-te de coaching como metodologia para te ajudar na criação e desenvolvimento de metas pessoais e profissionais.

 

 

 

Nas sessões de coaching, usamos metodologias ativas e participativas, apresentando-te ferramentas que podes usar de imediato. Neste processo, identificamos rapidamente bloqueios, dúvidas e preocupações relacionadas com a vida pessoal e académica. Feito o ponto de situação atual (ponto A), o trabalho desenvolve-se no sentido de traçar o plano de ação que te leve a atingir os objetivos que desejas (ponto B).

De uma forma simples, podemos definir o coaching como um processo estruturado, facilitador da mudança que permite apoiar as pessoas a alcançar objetivos, saindo da situação atual (situação A) para a situação futura desejada (situação B). Nestas sessões os estudantes definem também as suas competências base, os seus gostos pessoais relativamente à profissão futura e percebem como podem reforçar o seu desempenho escolar e pessoal para atingir os seus objetivos.

 


 

Como todos os processos de coaching, também o coaching para estudantes é basicamente um processo de mudança que contribui, entre muitas outras coisas, para aumentar a autoconfiança, a autoestima e a resistência à
frustração, para trabalhar o diálogo interno e transformá-lo numa voz positiva, para reforçar a auto-motivação e a resiliência, para desenvolver competências emocionais e de comunicação, que facilitem a resolução de problemas (quer relativos à vida académica, quer às relações familiares (pais-filhos), quer às relações com os pares e até para ajudar a definir o caminho profissional futuro, identificando as competências distintivas do estudante e os pontos a melhorar.

Como vês, #aquinuncaestassozinho! Porque juntos vamos mais longe! Até breve!