No total, são mais de 1500 estudantes, vindos de 70 países diferentes. É a dimensão deste contingente de estudantes internacionais que leva o Politécnico de Leiria a destacar "a diversidade de culturas que constrói um campus global". Um dado que terá impacto, acrescenta o IPL, na experiência de um estudante: "No Politécnico de Leiria irás encontrar um ambiente multicultural e partilhar experiências com estudantes dos quatro cantos do mundo".
A internacionalização do Politécnico de Leiria em números
1500 Estudantes internacionais
+350 Estudantes portugueses em mobilidade internacional
+70 Nacionalidades
+400 Protocolos internacionais
9 Mestrados e 1 licenciatura lecionados em inglês
De igual forma, a aposta na internacionalização não se fica apenas pelos estudantes incoming, uma vez que o IPL "incentiva e apoia os estudantes na realização de uma experiência internacional no espaço europeu ou num outro país". Nesse sentido, esta instituição de ensino superior possui mais de 400 acordos de cooperação com instituições de ensino superior de todo o mundo onde os seus estudantes podem realizar um programa de mobilidade Erasmus ou um programa de intercâmbio.
Através destas parcerias existentes, é possível aos estudantes realizar um período de estudos noutro país, com total reconhecimento dos estudos, ou um estágio internacional. Em média, por ano, mais de 350 alunos portugueses do Politécnico de Leiria fizeram a sua mala e apostaram numa experiência internacional "como forma de alargar os seus horizontes, conhecer novas culturas e fazer novos amigos".
A pandemia da Covid-19 colocou desafios adicionais à mobilidade de estudantes. Por essa razão, o Politécnico de Leiria preparou, numa secção do seu website, um espaço com respostas a algumas perguntas frequentes. Se pretendes saber mais sobre a possibilidade de internacionalização num contexto de pandemia, clica aqui.