O Politécnico de Coimbra (IPC) vai adquirir 86 bicicletas para uso da comunidade académica – 36 elétricas e 50 convencionais – no âmbito do projeto “IPC a pedalar”. O projeto inclui também a aquisição de infraestruturas para estacionamento adequado das mesmas e outras estruturas de apoio.

Segundo revela o Politécnico de Coimbra, em comunicado, os novos equipamentos serão disponibilizados à comunidade em breve, a par da divulgação das respetivas condições de utilização. Em 2021, será já possível estudantes e funcionários circularem diariamente nas novas bicicletas do IPC, "estacionando em áreas preparadas para o efeito, em cada uma das Unidades Orgânicas de Ensino (UOE), Serviços Centrais, Ginásio do Politécnico de Coimbra e Residências dos Estudantes".

 

 

Para a vice-presidente do IPC, Ana Ferreira, tendo em conta que "a mobilidade sustentável é, cada vez mais, um desígnio de quem gere as Instituições de Ensino Superior", este plano pretende promover “a mobilidade suave, com enfoque na bicicleta, incidindo na comunidade académica do Politécnico de Coimbra”. Pretende-se “promover hábitos de consumo e de comportamentos e atitudes mais sustentáveis, em prol de uma melhor saúde ambiental e, naturalmente, de uma melhor qualidade de vida”, acrescenta.

O Politécnico de Coimbra está também a investir em mais ecopontos e máquinas dispensadoras de água da rede, mais garrafas de vidro para oferta à comunidade IPC, para além de cadernos reutilizáveis que serão distribuídos a todos os trabalhadores da Instituição. Está ainda contemplada a colocação de compostores no recinto de cada uma das cantinas/cafetarias dos SAS IPC, bem como nos Serviços Centrais, para reaproveitamento dos resíduos orgânicos daí resultantes.