Parceria é uma das palavras-chave no Politécnico de Tomar. Consciente da importância dos benefícios mútuos decorrentes das sinergias, o Instituto dinamiza operações de cooperação com entidades dentro e fora do campus.

A par das iniciativas organizadas nos campi de Tomar e Abrantes, existem parcerias com outras entidades que permitem ao Politécnico de Tomar garantir o sucesso e bom funcionamento dos seus Cursos Técnicos Superiores Profissionais (cTeSP) deslocalizados. Desde escolas e entidades empresariais até aos municípios, estas parcerias têm beneficiado, ao longo dos anos, a experiência académica e profissional dos estudantes do IPT.

De igual forma, é de mencionar o apoio do tecido empresarial das regiões em que se inserem os cursos lecionados. É através destes contactos com as empresas, que são concedidos estágios curriculares aos alunos, como parte integrante destes cursos.

Dentro ou fora dos seus campi, o Politécnico de Tomar continua a trabalhar no sentido de disponibilizar conhecimento, procurando adaptar a sua oferta ao público.

 

Parcerias em diferentes áreas

A criação da Academia de Ensino Superior de Mafra é um dos principais resultados da colaboração entre o Politécnico de Tomar e outras entidades. Neste caso, através da parceria com o Município de Mafra, esta Academia acolhe hoje turmas de cTeSP nas áreas do Marketing Digital, Gestão de Recursos Humanos e Informática.

 

parcerias academia mafra 1

 

Da mesma forma e ao abrigo da colaboração com a Escola Nacional de Bombeiros e com a Escola Profissional Alda Vasconcelos, foi possível criar turmas do cTeSP em Segurança e Proteção Civil, em Sintra.

Já em Loures, a parceria com o respetivo Município e o Instituto Profissional de Transportes (IPTrans) permitiu a criação de turmas do cTeSP em Tecnologias e Programação em Sistemas de Informação. Para tal, contribuiu também o apoio da Softinsa e da Kyntech Services, empresa do grupo Kyndryl.

No que diz respeito à região do Médio Tejo, destacam-se as operações em curso no Entroncamento. A parceria com o Município do Entroncamento e com a Escola Profissional Gustave Eiffel possibilitou a operacionalização de turmas do cTeSP em Manutenção e Reabilitação de Sistemas Ferroviários. Também em Torres Novas, entrou em funcionamento uma turma do cTeSP em Contabilidade e Fiscalidade com o apoio da Associação Empresarial da Região de Santarém (NERSANT).

Podes saber mais sobre estas parcerias nas respetivas páginas dos cTeSP, disponíveis aqui.