A mentoria e o acompanhamento psicopedagógico são “vitais” para o desenvolvimento integral dos membros da comunidade do Politécnico de Tomar (IPT). A instituição pretende que “todos construam o seu caminho focado no sucesso pessoal, familiar, académico e profissional” e, para o efeito, tem grupos de trabalhos dedicados para ajudar na construção deste caminho.
O Grupo de Trabalho de Mentoria tem como objetivo “oferecer o suporte crucial para os estudantes na sua jornada educativa, proporcionando orientação educativa individualizada e/ou em grupo e apoio psicopedagógico”. O papel que a mentoria desempenha, segundo o Politécnico de Tomar, é fundamental, com os estudantes a “receber o apoio de pessoas mais experientes, que podem partilhar as suas experiências, oferecer conselhos práticos e inspirá-los para alcançar o seu máximo potencial”.
A orientação dos mentores aos estudantes não fica, somente, pelas questões relacionadas com a vertente académica. Estes também auxiliam no desenvolvimento de habilidades interpessoais, na exploração de oportunidades de carreira e a estabelecer metas realistas e alcançáveis, com recurso a ferramentas de coaching.
No Politécnico de Tomar, o apoio psicopedagógico desempenha igualmente um “papel crucial na promoção do bem-estar emocional e mental dos estudantes”. Com a presença de profissionais especializados, a instituição oferece apoio psicológico e orientação para ajudar os estudantes a lidar com questões como “ansiedade, stress, dificuldades de aprendizagem e adaptação à vida no ensino superior”.
“Este suporte é fundamental para garantir que os estudantes possam enfrentar desafios de forma saudável e equilibrada, mantendo um bom estado de saúde mental ao longo de sua jornada educativa”, assegura o Politécnico de Tomar.
Investindo em mentoria, tutoria e acompanhamento psicopedagógico, o Politécnico de Tomar estabelece um compromisso com o bem-estar dos seus estudantes, “promovendo o desenvolvimento académico e preparando-os para enfrentar os desafios da vida profissional e pessoal com confiança, resiliência e determinação”.