A Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED), a maior universidade pública espanhola de ensino à distância e regime semi-presencial, que se assume como o maior campus universitário da Europa, acaba de abrir um novo centro em Portugal, no dia 25 de fevereiro, em Lisboa. 

A pandemia veio acelerar a implementação do ensino remoto, algo que já há muito tempo tem sido prática da UNED. Com uma oferta educativa integrada de programas que podem ser lecionados tanto em regime semi-presencial como remoto, a UNED, que é também o maior campus universitário da Europa, aumenta o número de centros espalhados em mais de 17 países e acaba de abrir uma nova delegação em Lisboa, que terá a sua sede no Centro Galego de Lisboa - Xuventude de Galicia. 

Em entrevista à Forum Estudante, o Reitor da UNED, Ricardo Mairal Ursón, declara que "o dia da abertura do novo polo em Portugal é um dia muito importante. Portugal é um país pelo qual sinto um grande respeito, principalmente pelo nível de ensino tão elevado das suas universidades e pela boa investigação. É uma honra para mim fazer parte do sistema universitário português e poder dar a conhecer a nossa oferta académica à sociedade portuguesa e aos espanhóis que vivem em Portugal"

 

reitorcompressed

 

Uma das áreas de maior crescimento da UNED centra-se na oferta académica, que tem aumentado todos os anos com a integração de novos modelos e programas, adaptando-se, assim, às exigências da Sociedade do Conhecimento com a criação mestrados e de microdiplomas/microcredenciais - pioneiros na Europa - que permitem responder ao compromisso europeu de “Short Learning Programmes” ou Programas de Aprendizagem Curta, divididos em cinco áreas: Engenharia e Arquitetura; Ciências; Ciências da Saúde; Artes e Humanidades; Ciências Sociais e Jurídicas

"Estes programas são uma forma dinâmica e rápida de dar resposta a uma procura muito específica do mercado. Queremos que os nossos estudantes possam estar à altura do mercado de trabalho, tanto nacional como internacional", reitera Ricardo Mairal Ursón, à Forum.

Reconhecida como a instituição que “facilitou a igualdade de oportunidades educativas e o acesso ao ensino superior a toda a população, através do seu modelo pioneiro de ensino online e semi-presicencial, a UNED é a maior universidade pública de Espanha, dedicando-se há cinco décadas a universalizar o ensino superior de qualidade, sendo a instituição líder no seu setor”, refere o Reitor. 


"O aluno é o protagonista da sua própria aprendizagem"



Os mais de 200.000 estudantes que integram a UNED endossam um sistema de aprendizagem inovador que combina o ensino online e o acompanhamento presencial com base numa plataforma tecnológica que está em constante evolução e que oferece um modelo flexível adaptado às necessidades individuais de cada um dos destes alunos. Neste sistema ativo, que se estende a toda a oferta académica, “o aluno é o protagonista da sua própria aprendizagem, tal como estabelecido pelo Sistema Europeu de Ensino Superior, podendo adaptar os seus estudos ao horário de trabalho, situação pessoal, obrigações familiares e profissionais”, declara Ricardo Mairal Ursón. "Combinamos o melhor dos dois mundos, o ensino presencial e o ensino online. O estudante pode acompanhar as aulas em tempo real e perguntar ao tutor qualquer dúvida. Se assim pretenderem, os estudantes podem interagir com os professores como se estivessem em regime presencial".

 

“A evolução da UNED, enquanto instituição de ensino em regime remoto, tem acompanhado a evolução dos tempos. Quando iniciámos, há 50 anos, os materiais didáticos eram enviados por correio normal para as casas dos estudantes”, declara o Reitor. “Hoje em dia, graças ao avanço tecnológico dos nossos centros e dos nossos próprios recursos, a nossa plataforma permite apoiar as centenas de milhares de estudantes UNED, através de um incontável número de conteúdos multimédia”, acrescenta. 

A rede de centros UNED está presente em Espanha e também no estrangeiro, o que permite aos alunos aprender a partir de qualquer parte do mundo.  O apoio administrativo é feito a partir dos centros UNED, assim como a metodologia presencial que é lecionada por professores-tutores, uma figura exclusiva da UNED.  A presença destes centros nas localidades permite ainda a promoção do desenvolvimento local e a empregabilidade na área. 

Para saberes mais clica aqui.