Será no dia 28 de setembro que o IPVC vai iniciar o seu ano letivo dentro do que descreve como sendo a "nova normalidade". Para tal, esta instituição de ensino superior anunciou algumas das medidas marcam o regresso da atividade letiva presencial. Horários alargados com aulas ao sábado, fixação de turmas por sala, conversão de espaços para aulas, uso obrigatório de máscara, higienização de mãos e espaços e colocação de sinalética e barreiras adequadas e necessárias são alguns dos exemplos. 

De acordo com o presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, o IPVC está "a trabalhar no sentido de criar todas as condições de segurança para os estudantes, docentes e funcionários. Vamos ainda fornecer a cada membro da comunidade académica máscaras e álcool gel”.

 

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 

?Os estudantes colocados na 1ª fase dos CTeSP @ipvc devem efetuar a sua matrícula, exclusivamente, on-line, de 1 a 4 de setembro no portal de matrículas, entre as 10h00 e as 17h00. ? ?? http://matriculas.ipvc.pt/ (Link Bio – portal matrículas.ipvc.pt)? As credenciais de matrícula serão emitidas de acordo com a ordem de solicitação e o seu envio poderá não ser imediato, dependendo do número de candidatos a aceder em simultâneo ao portal.? A informação sobre os documentos necessários encontra-se também disponível neste portal.? ?Assim que concluíres o processo de matrícula, és oficialmente estudante do IPVC.? Parabéns e bem-vindo(a) ao IPVC! #SomosIPVC? #CTeSPIPVC o teu ?? de partida!? #IPVC #AcessoEnsinoSuperior #EnsinoSuperiordeQualidade

Uma publicação partilhada por Politécnico Viana do Castelo (@ipvc) a

 

 O alojamento também mereceu especial atenção por parte do IPVC, sobretudo tendo em conta que este é o segundo instituto politécnico com maior número de camas disponíveis para estudantes. Procurando manter a mesma oferta, no contexto das restrições levantadas pela pandemia da Covid-19, oo IPVC celebrou protocolos com a entidade gestora das Pousadas da Juventude, oferecendo a possibilidade dos estudantes do IPVC, em condições especiais, poderem utilizar as Pousadas de Viana do Castelo, Vila Nova de Cerveira, Melgaço e Ponte de Lima. Outras parcerias semelhantes poderão ser anunciadas em breve, revela a instituição de ensino superior, em comunicado. 

O plano traçado pelo IPV prevê ainda uma resposta a uma eventual subida dentro do número de casos. "Se formos confrontados com agravamento da situação pandémica, temos já pensadas outras soluções”, explica Carlos Rodrigues. Estas soluções passam pela transformação de várias salas que estão a ser equipadas com sistemas de captação de som e de imagem (que permite o funcionamento das aulas em streaming), pelas atividades letivas em sistema síncrono e assíncrono. A combinação dos dois sistemas é outra medida considerada.