A Câmara Municipal de Sines e o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) assinaram um acordo que oficializa a cedência de um terreno no município, de forma gratuita, para a construção de uma residência para estudantes com capacidade de 45 camas. O início das obras está previsto para 2024.

O projeto surge no âmbito de um protocolo assinado entre o IPS e a autarquia em julho de 2021, com a previsão de estabelecer uma escola superior da instituição de ensino superior em Sines.

Para a presidente do IPS, Ângela Lemos, a criação deste equipamento vai “permitir aos atuais estudantes do IPS que frequentam os cursos técnicos superiores profissionais e aos futuros estudantes da escola superior de Sines alojamento a preços acessíveis e preços regulados para estudantes nacionais carenciados e deslocados”, pretendendo igualmente dar oportunidade de alojamento a “estudantes internacionais”.

“O alargamento do Politécnico de Setúbal ao Litoral Alentejano permitirá apoiar o desenvolvimento da sub-região do Alentejo Litoral, e de Sines em particular, assegurando quer a formação e qualificação de recursos humanos, para responder às necessidades do tecido empresarial existente e dos vários investimentos previstos para a região”, acrescentou Ângela Lemos.