A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) anunciou a construção de um novo edifício cuja construção deverá terminar durante o ano letivo 2023/2024. O Director da FLUL, Miguel Tamen, explica que este edifício, que vai surgir no lugar do actual Pavilhão Novo, “não é estridente, e procura dialogar com o edifício [da autoria do arquiteto] Pardal Monteiro, sem se impor”.
Com um custo aproximado de cinco milhões de euros e uma área de construção de 4.483,35 metros quadrados, o edifício irá incluir salas de aula de várias tipologias (com dimensões entre 30 e 70 metros quadrados). Nos pisos superiores, ficarão localizados gabinetes de professores, bem como espaços para a Associação para o Desenvolvimento da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (ADFLUL), o Instituto de Cultura e Língua Portuguesa (ICLP) e o Centro de Línguas da FLUL (CLi-FLUL).
De igual forma, explica a FLUL, em comunicado enviado às redações, o actual desnível entre o edifício a construir e os já existentes será mantido, de forma a criar um espaço em “anfiteatro” ao ar livre para actividades futuras. A FLUL define como princípios orientadores do projecto "a funcionalidade e segurança do espaço, a criação de um ambiente agradável, o privilégio concedido a condições acústicas, o controlo ambiental e a sustentabilidade energética".
Para saber mais, clica aqui.