A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria e o projeto Speak acabam de celebrar uma parceria que vai permitir aos cerca de 2500 estudantes da ESECS ter acesso a este projeto. O contacto visa dotar os estudantes de "ferramentas interpessoais, permitindo a integração académica e a aprendizagem de novas línguas e culturas através da livre participação nos grupos de intercâmbio", explica o Politécnico de Leiria, em comunicado.

O Speak assume-se como um projeto inovador de âmbito social, tendo nascido em Leiria e contando já com presença em 24 cidades de 11 países. A empresa define o seu objetivo como conectar migrantes, refugiados e pessoas locais nas cidades onde vivem através de experiências de intercâmbio de línguas e culturas.

"A metodologia utilizada pelo Speak e o ambiente informal dos grupos de línguas permitem que participantes de diferentes contextos não só aprendam em conjunto, mas também explorem interesses comuns, quebrem preconceitos, barreiras e celebrem novas amizades, essenciais para o processo de integração numa nova comunidade", acrescenta o Politécnico de Leiria, destacando as mais-valias apresentadas aos estudantes.

 

Politécnico de Leiria anuncia novos cursos para 2021/2022


Politécnico de Leiria reforça oferta formativa para o próximo ano letivo, com novos mestrados e cursos técnicos superiores profissionais. Sabe tudo aqui.


 

 

Fruto desta parceria, os estudantes da ESECS vão poder juntar-se como participantes à experiência do Speak, seja aprendendo uma das mais de 15 línguas disponíveis e assim melhorando as suas competências linguísticas, ou partilhando a sua própria língua e cultura, "desenvolvendo competências interpessoais que são hoje fundamentais no mercado de trabalho".

"As duas opções permitem que os estudantes, locais e estrangeiros, conheçam pessoas de diversas partes do mundo a viver em Leiria, trabalhando assim a sua integração e aumentando o seu conhecimento do mundo", conclui o Politécnico de Leiria.

Para saber mais sobre a Speak, clica aqui.