Foi para apoiar a transformação digital no Ensino Superior que nasceu o Laboratório de Inovação Pedagógica e Educação à Distância (LIED) do Instituto Politécnico de Tomar (IPT). Desde a sua criação em 2019, que este laboratório de investigação aplicada, tem vindo a "afirmar-se como uma estrutura de referência na promoção de práticas pedagógicas inovadoras" através do desenvolvimento de conteúdos digitais e outras ferramentas que facilitem a educação à distância.
Ao apoiar os docentes e instituições, o LIED.IPT, pretende facilitar a transição para modelos de ensino "mais flexíveis, inclusivos e eficazes, alinhados com os desafios da sociedade digital". Através da promoção de metodologias centradas no aluno, são desenvolvidas atividades que integram as tecnologias de informação e comunicação no ensino e aprendizagem, promovendo assim "uma cultura de inovação pedagógica sustentada na investigação e na colaboração".
O LIED.IPT produz Massive Open Online Courses (MOOC), cursos online disponibilizados na plataforma NAU. Os cursos são direcionados a todas as pessoas, gratuitos e pretendem "promover uma aprendizagem autonoma, com recurso a conteúdos multimédia, atividades interativas e fóruns de discussão".
Entre os cursos já realizados, destacam-se os MOOC de "Turismo Sustentável", "Introdução à Programação", bem como o curso de "Introdução à Programação: Conceitos Fundamentais". Atualmente encontram-se disponíveis na plataforma NAU cursos como os cursos de "Desenvolvimento Sustentável em Turismo", "Introdução ao HTML", "Introdução ao CSS" e "Introdução à Programação Web" e, que de acordo com o LIED.IPT, "contam com elevada adesão por parte de estudantes, professores e profissionais em processo de requalificação".
Capacitando os docentes e a comunidade
Através de diferentes cursos de Pós-graduação, com componentes online, o LIED.IPT "tem desempenhado um papel fundamental na conceção e implementação do e-learning e b-learning, apoiando docentes na transformação de unidades curriculares e na utilização de plataformas digitais".
Sendo a capacitação docente uma das prioridades do Laboratório, o curso de Inovação Pedagógica, composto por quatro módulos, que vão desde a tecnologia educativa às atividades de aprendizagem e avaliação, vai este ano para a sua sexta edição. Simultaneamente, o LIED também promove várias ações de formação em colaboração com centros de formação de professores, organiza webinares gratuitos e abertos à comunidade e produz conteúdos digitais educativos com o objetivo de apoiar os docentes na criação de experiências de aprendizagem.
O LIED.IPT também se encontra envolvido em diversos projetos "de âmbito nacional e internacional", destacando-se a nível nacional a participação no projeto INOV3P – Centro de Excelência de Inovação Pedagógica (Pedagogia, Projeto e Promoção), onde o IPT integra um consórcio dedicado à modernização pedagógica no Ensino Superior, no quadro do programa "Impulso Mais Digital". Internacionalmente, é parceiro de vários projetos com financiamento do programa Erasmus+, "que reforçam a dimensão europeia e o seu compromisso com a inovação pedagógica".
Sabe mais sobre o o LIED.IPT aqui.