“O talento não tem limites”. É com esta frase que o Politécnico de Setúbal enquadra a sua aposta nas atividades fora da sala de aula colocadas à disposição dos estudantes. Projetos de impacto local, de empreendedorismo ou de mobilidade internacional são apenas alguns dos exemplos deste tipo de ações que reúnem alunos de diferentes cursos e áreas do saber, bem como docentes e especialistas. “Damos, cada vez mais, oportunidade aos estudantes para desenvolver competências”, explica o vice- -presidente do Politécnico de Setúbal, Rodrigo Lourenço.
Através da participação nestes projetos, acrescenta, os alunos retiram diversas mais-valias, como o aumento da sua criatividade, bem como das capacidades de análise crítica ou de resolução de problemas. A importância deste tipo de competências tem, de resto, levado o Politécnico de Setúbal a integrar estas experiências nos planos curriculares dos cursos.
De acordo com Rodrigo Lourenço, no âmbito de uma estratégia de inovação pedagógica aprovada no final de 2021, está em curso a criação de unidades curriculares como portefólio, carteira de competências, ações de voluntariado e empreendedorismo, entre outras. “Estas experiências oferecem ao estudante a capacidade de olhar para as coisas de forma diferente”, conclui.
Para conheceres mais sobre o Politécnico de Setúbal e a sua oferta formativa, clica aqui.