Num contexto normal, 2021 não seria ano de Campeonato Nacional das Profissões. Isto porque esta competição se realiza de dois em dois anos, tendo a mais recente edição acontecido em fevereiro de 2020, em Setúbal. Contudo, este ano, o cenário de pandemia causada pela Covid-19 levou a uma novidade:
em 2021 vai realizar-se, pela primeira vez, o Campeonato Nacional das Profissões Digitais – o SkillsPortugal 2021.  

A mudança está relacionada com as alterações de calendário motivadas pela pandemia, depois de todas as competições internacionais terem sido adiadas por um ano. Será então entre 21 junho e 9 de julho que esta nova competição colocará frente a frente formandos de todo o país, para testar as suas competências em 18 profissões digitais. Cloud Computing, Cyber Security, Marketing Digital ou Modelação 3D são apenas alguns dos exemplos.

 

 
A importância da qualificação digital

No total, vão participar nesta nova competição criada pelo IEFP e pela WorldSkills Portugal cerca de 150 concorrentes, com idades entre os 16 e os 35 anos. Estes participantes são formandos dos  centros de formação profissional do IEFP, bem como estudantes de escolas profissionais, escolas secundárias (com oferta de formação), entidades formadoras externas ou institutos politécnicos e universidades, que foram inscritos na competição até dia 9 de abril. Serão estas entidades a selecionar os seus concorrentes.

 


Calendário 
21 de junho – Cerimónia de abertura

22 de junho a 8 de julho – Provas de profissões
9 de julho – Cerimónia de encerramento


 

 

 

O SkillsPortugal 2021 assume como objetivos sensibilizar a sociedade para a importância das qualificações na área do digital, concretizando as orientações europeias e nacionais neste âmbito.  Por outro lado, esta é também a forma encontrada pelo IEFP e pela WorldSkills Portugal de responder ao desafio deixado pela WorldSkills Internacional – fazer de 2021 o Ano da Inovação. 

Tendo em conta o âmbito digital desta competição, entre os parceiros contam-se a Microsoft, a Amazon, a CISCO e a Google, entre outras empresas de referência a nível nacional e internacional nesta área. Esta vai ser ainda a primeira competição da WorldSkills desenvolvida numa lógica totalmente digital e à distância. 

Duas fases, um título

Os cerca de 150 concorrentes terão de ultrapassar duas fases principais. Primeiro, no início de maio, vão realizar um teste de pré-seleção, que eliminará todos os que não obtiverem uma pontuação mínima. Esta prova tem como objetivo estabelecer um conhecimento mínimo nos participantes que realizam a prova nacional e filtrar o número de concorrentes, que será reduzido, no máximo, a 20 por profissão. 

Depois de selecionados, os participantes vão ter um período de preparação e formação que será disponibilizada pela organização. Este momento formativo envolve normalmente o apoio dos parceiros que patrocinam o desenvolvimento de cada profissão. Tudo para que se preparem para a fase final do Campeonato Nacional das Profissões Digitais, que se realiza a partir de 21 de junho. 

 

 

 

As provas do SkillsPortugal são organizadas em grupos de 6 por semana. Cada prova referente a uma profissão terá uma duração 12 e 15 horas e será realizada ao longo de 4 dias. Tendo em conta que todos os trabalhos serão realizados online, o concurso vai decorrer sobre a tecnologia de computação em nuvem, sendo a equidade entre todos os concorrentes garantida através de tecnologias como Infraestrutura como Serviço (IaaS) e Plataforma como Serviço (PaaS). Desta forma, cada concorrente terá acesso a computadores virtuais e ao software necessário para realizar a prova. 

No final, serão encontrados os primeiros 18 Campeões Nacionais das Profissões Digitais. Em breve, vamos trazer-te mais informações sobre esta competição. Fica atento ou atenta às novidades. Para saber mais, clica aqui.