Foi ainda no aeroporto de Kazan, depois da chegada da comitiva portuguesa do WorldSkills à Rússia, que o participante Luka Zandarashvili teve noção da dimensão da competição. No hall das chegadas, ouviam-se cânticos entoados por algumas das 63 seleções que ali se reuniam. “Foi aí que tive noção da dimensão da prova”, conta o estudante do CINEL.

Luka representou Portugal na competição de Robótica Móvel. Uma ligação possibilitada pelo facto de se ter diplomado no Curso de Aprendizagem de Técnico de Eletrónica e Telecomunicações. Até ao momento da escolha do curso, não tinha nenhuma ligação às tecnologias. Contudo, explica, pelo crescimento desta área, considerou que “seria vantajoso para encontrar um bom emprego”.

 


 

"Percebi, ao final de algum tempo, que a imagem do Ensino Profissional como uma segunda escolha não é verdadeira. No meu curso, aprendi muito e tive oportunidades que nunca teria tido”
Luka Zandarashvili, Campeão das Profissões

 


 


Aos poucos, conta, descobriu “o mundo da robótica” e, com ele, tecnologias e aplicações que nunca tinha imaginado. “Percebi também, ao final de algum tempo, que a imagem do Ensino Profissional como uma segunda escolha não é verdadeira. No meu curso, aprendi muito e tive oportunidades que nunca teria tido”, sublinha o estudante.

Uma dessas oportunidades foi mesmo a participação no WorldSkills, em Kazan. Para além da dimensão, conta, impressionou “a dedicação de todos os participantes enquanto representavam os seus países”. Acabaria por vencer o Prémio Best of the Nation, em conjunto com Pedro Pereira, um resultado que tem uma explicação simples: “Durante os cinco dias, trabalhámos sempre no máximo”. 

 

Luka e Pedro

 

A robótica continua a ser a área de eleição, para Luka. “Gosto da forma como combina várias disciplinas para a criação de uma peça única”, explica, antes de revelar que ingressou num CET de Robótica, Automação e Comando. “Quero melhorar ainda mais os meus conhecimentos, pensando já também na transição para o Ensino Superior”, conclui.

 

 

Pin It