Após a edição de 2025 ter sido oficialmente cancelada em Fevereiro, o jogo Football Manager voltou renovado para a edição de 2026. Com o cancelamento, as atenções da Sports Interactive (SI) viraram-se totalmente para o número seguinte da franquia, com o jogo referente a 2024 a não ter qualquer atualização para compensar o inesperado adiamento. 

O cancelamento da edição de 2025 interrompeu uma sequência de lançamentos anuais que vinha desde 2005 e que soma, se contarmos com as vendas do seu antecessor Championship Manager, mais de 33 milhões de cópias vendidas.

 


«Não estava feliz com a qualidade do jogo e não estava pronto para que as pessoas saíssem a gastar o dinheiro que tanto lhes custou a ganhar em algo sem qualidade»

Miles Jacobson, diretor da Sports Interactive sobre o cancelamento do Football Manager 2025


 

 

A SI procurou desculpar-se junto dos fãs depois de uma decisão que classificou como “difícil”: “Sabemos que esta decisão é muito desapontante, levando em conta que a data de lançamento foi adiada duas vezes”. Ainda em comunicado a empresa afirmou ter tentando “efetuar um grande avanço em termos técnicos e visuais”, mas que tal acabou por ser impossível.

“Cancelar o lançamento do jogo foi a coisa acertada a fazer”, afirmou o diretor da SI, Miles Jacobson, em entrevista à publicação The Athletic. “Eu não conseguia encontrar coisas no meu próprio jogo” disse, antes de acrescentar: “foi embaraçoso”. Em entrevista à BBC, o diretor do estúdio assumiu que “não estava feliz com a qualidade do jogo e não estava pronto para que as pessoas saíssem a gastar o dinheiro que tanto lhes custou a ganhar em algo sem qualidade”.

 

 

Adivinhem quem voltou?

Foi no mês de agosto deste ano que chegou o desejado anúncio – em 2025, o Football Manageria regressar. A informação foi revelada através de um pequeno teaser, de 30 segundos, que terminava com a pergunta: Guess who’s back? ("Adivinhem quem voltou", em português).

Mais informações sobre o jogo ficaram disponíveis em setembro, com a data de lançamento de 4 de novembro a ser confirmada para computador e consolas (PS5, Xbox Series X/S e One), bem como uma versão mobile para sistemas Android e iOS. A 4 de dezembro, os amantes de futebol também vão poder jogar Football Manager 26 Touch, para a Nintendo Switch 2

 

 

As novidades do novo jogo da franchise foram partilhadas num “gameplay reveal” lançado no Youtube, que conta com a presença do diretor do estúdio, Miles Jacobson, e do jogador da equipa principal do West Ham United, Jarrod Bowen.

As aguardadas novidades

O que podem então esperar os fãs de Football Manager nesta nova entrada? Visualmente, de acordo com o IGN, vão encontrar um jogo que deu um grande salto em termos visuais, com animações mais realistas. Isto porque o motor de jogo foi reconstruído de raiz, tendo por base a tecnologia Unity, com o objetivo de dar uma experiência de dia de jogo mais imersiva.  

O jogo conta também com uma nova interface de utilizador, onde em vários portais vais encontrar campos respetivos para a tua equipa, as táticas de jogo e o recrutamento.  

 

IMG 0116

 

Há ainda uma novidade que o portal Operation Sports define como sendo “a maior mudança tática em 34 anos” – é oferecida aos jogadores a oportunidade de desenhar as táticas com e sem posse de bola. Esta mudança também se vai refletir na fase de recrutamento, com os olheiros agora a poderem procurar jogadores com características adequadas ao sistema que pretendes.

 

 


A lenda portuguesa do Championship Manager

 Antes de existir o Football Manager havia o Championship Manager e, na longínqua época de 2001/2002, havia um jogador português a fazer as delícias dos adeptos. Não, não era Cristiano Ronaldo. Antes do madeirense marcar mais de 50 golos por época nos relvados, o português Tó Madeira, fazia-o nos simuladores de milhares de jogadores espalhados pelo mundo.Tó Madeira era a alcunha de infância de António Lopes, que se voluntariou para auxiliar na pesquisa do plantel do clube da sua terra, o CD Gouveia, corria a época de 2000/2001. Na época seguinte, ocupado com os exames da licenciatura em Engenharia Civil na Universidade de Coimbra, incluiu-se a si, familiares e amigos no plantel do Gouveia, exagerando nalgumas das suas características na certeza deque“haveria algum algoritmo para verificar a base de dados”. O que é certo é que Tó Madeira acabou por se tornar um fenómeno do simulador, recordado por muitos adeptos e que ainda deu origem a um clube, o FC Tó Madeira, fundado por funcionários da Sports Interactive.


 

Se estiveres à procura de conhecimento, podes utilizar a enciclopédia de jogo FMPedia. Através dessa barra de pesquisa universal poderás encontrar jogadores, clubes e aprenderes o significado de um termo futebolístico. 

 

fm26 1

 

O novo Football Manager conta também com a inclusão do futebol feminino. Vão ser 14 ligas, de 11 países, com a Liga Inglesa de Futebol Feminino (WSLa estar completamente licenciada. Esta edição também vai contar com a Premier League ou Primeira Liga Inglesa totalmente licenciada, com fotos de jogadores, emblemas e equipamentos oficiais. 

O jogo vai trazer uma experiência nova tanto aos estreantes como aos antigos jogadores, promete o diretor da SI, Miles Jacobson. "Se és uma daquelas pessoas que já jogou mil ou duas mil horas, vais ter de desaprender tudo aquilo que sabes”, avisou, deixando uma garantia: “Já não funciona assim”.