A pensar nos desafios de desenvolvimento local que as cidades enfrentam atualmente, a Universidade Católica Portuguesa, no Porto, acaba de lançar uma nova pós-graduação em Desenvolvimento Local Colaborativo. Esta formação, que terá uma componente inserida em contexto real, promove uma aprendizagem-serviço, estimulando a cidadania participativa e o desenvolvimento de relações de proximidade em comunidades urbanas.

Coordenado pela Área Transversal de Economia Social (ATES) da Católica no Porto, este curso pretende fornecer ferramentas teóricas e metodológicas promotoras da participação no diagnóstico, planeamento e avaliação de projetos de inovação comunitária com vista à resolução de problemas sociais e à criação de valor social.  

A formação – que conta com a parceria da Fundação Aga Khan Portugal e da União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde – destina-se a técnicos superiores de organismos da Administração Central e Local, bem como a profissionais do desenvolvimento local a atuar em organizações da sociedade civil ou empresas. Refira-se que o curso arranca já em novembro e prevê a realização de sessões laboratoriais em contexto comunitário. As inscrições já estão abertas. Mais informações disponíveis aqui.