#1 Pós-Graduação ou Especialização 

 


   Vantagens: Formações de curta duração; Formatos de ensino flexíveis, muitas vezes online; Conhecimentos e competências orientados para resultados; Abordagem prática e direcionada para uma área específica; Enriquecimento do currículo com novos conhecimentos técnicos; Estabelecimento de novos contactos (Networking)  

Desvantagens: Não conferem grau académico 

Ideal para: Adequação do profissional a uma área específica, Requalificação de trabalhadores já inseridos no mercado de trabalho; Complemento à formação da licenciatura; Exploração de novas áreas de interesse


Os cursos de Pós-Graduação ou Especialização, conforme a denominação atribuída pela instituição de ensino superior, são cursos de curta duração, variando entre os seis meses e um ano letivo completo. Por sua vez, o número de créditos (ECTS) atribuído também varia, neste caso entre os 12 ECTS e os 60 ECTS. Estes créditos podem garantir equivalências para outros cursos de formação avançada, nomeadamente o mestrado.

Ainda que não confiram grau académico, os cursos de especialização ou pós-graduação conduzem à atribuição de um diploma após aproveitamento, seja um Certificado de Especialização (no caso dos cursos de curta duração) ou um Diploma de Especialização (para cursos de média e longa duração). 

De acordo com as informações apresentadas no site da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), “o termo ‘pós-graduação’ está associado a um curso de especialização que constitui uma parte do ciclo de mestrado, mas que não é suficiente para aquisição do grau”. Ainda assim, note-se que o conceito de pós-graduação é “mais amplo, abrangendo outros exemplos”, ressalva a DGES.

Este tipo de formação é frequentemente visto como uma mais-valia para os estudantes que procuram uma especialização numa área do seu interesse. O site Ekonomista destaca que “as pós-graduações são a opção ideal para quem quer desenvolver as suas capacidades numa determinada área científica e que procura uma formação mais prática, aplicável ao mercado de trabalho”

A divulgação destes cursos e das suas condições de candidatura e funcionamento é da exclusiva responsabilidade dos estabelecimentos de ensino superior, aponta a DGES. 

 

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#2 Mestrado


   Vantagens: Possibilidade de especialização; Potencial experiência profissional incluída; Orientação para a investigação; Enriquecimento do currículo; Maior reconhecimento no mercado de trabalho; Formatos de ensino cada vez mais flexíveis, muitas vezes online; Estabelecimento de novos contactos (Networking) 

Desvantagens: Investimento financeiro 

Ideal para: Especialização profissional; Complemento de conhecimentos e aquisição de novas competências; Investigação numa área específica; Reconhecimento profissional; Aumento do salário potencial  


 

Um Mestrado é uma formação superior (2.º ciclo) que se distingue da licenciatura (1.º ciclo) pela sua componente de especialização, mediante a elaboração de um trabalho de natureza científica. 

Esta formação pode ser um mestrado integrado, pressupondo, portanto, a continuação do ciclo de estudos (1.º ciclo). Por outro lado, é possível enveredar por um mestrado cuja área de estudos seja diferente da licenciatura. 

Em Portugal, a duração de um mestrado varia entre os 3 a 4 semestres, englobando 90 a 120 créditos ECTS. De igual forma, nesta formação superior existem duas fases distintas de avaliação.

No site da DGES, um mestrado é entendido como “um curso de especialização, constituído por um conjunto organizado de unidades curriculares”. Por sua vez, a esta primeira componente ou fase de avaliação letiva “corresponde um mínimo de 50% do total dos créditos do ciclo de estudos”, acrescenta a DGES. 

Já numa segunda fase, um aluno de mestrado tem a oportunidade de desenvolver uma especialização numa determinada área, à qual “corresponde um mínimo de 30 créditos”, de acordo com as informações presentes no site da DGES. Neste caso, o mestrando pode escolher uma das três hipótesesa elaboração de uma dissertação, de um trabalho de projeto ou de um estágio (e respetivo relatório com contextualização teórica da sua experiência laboral). 

Contudo, seja qual for a hipótese escolhida, ao longo da elaboração deste projeto, o aluno será sempre acompanhado por um orientador doutorado. Da mesma forma, terá de apresentar o trabalho final perante um júri de avaliação. Concluídas a componente curricular e científica, será então atribuído o grau de mestre. 

 

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#3 MBA

 


   Vantagens: Diferentes programas e modalidades de ensino; Aprendizagem prática e direcionada para uma área específica; Desenvolvimento de habilidades e competências práticas; Orientação para o mercado de trabalho; Enriquecimento do currículo com novos conhecimentos técnicos; Estabelecimento de novos contactos (Networking)

Desvantagens:Não conferem grau académico; Elevado investimento financeiro   

Ideal para:Maior reconhecimento no mercado de trabalho; Requalificação de trabalhadores já inseridos no mercado de trabalho; Aumento do salário potencial; Especialização em determinada área; Desenvolvimento de habilidades orientadas para o mundo profissional


 

Um MBA (Master of Business Administration) trata-se de uma formação avançada, cuja duração pode ser de um ou dois anos. Tal como o nome indica, estes cursos são essencialmente focados na área dos negócios e da administração/gestão. São, por isso, lecionados em escolas especializadas nestas áreas, também apelidadas de Business Schools.

Em Portugal, o primeiro MBA surgiu em 2004, recorda o Jornal Público. Segundo esta mesma fonte, foi a região norte do país que viu nascer o pioneiro “MBA Executivo da Católica Porto Business School (CPBS)”.

Embora não sejam conferentes de novo grau académico, esta formação é altamente valorizada no mercado de trabalho, sendo o seu retorno significativo para os estudantes. O Jornal Económico sublinha que “a ambição de aumentar o rendimento salarial e de progredir na carreira é uma forte motivação para fazer um MBA. Com resultados visíveis”

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#4 Doutoramento


   Vantagens: Grau elevado de especialização; Criação de mais-valia científica e social; Independência; Prestígio económico e profissional 

Desvantagens: Investimento financeiro; Objetivo de longa duração;   

Ideal para: Vontade de especialização profunda numa área específica; Vocação científica ou de investigação; Melhoria do estatuto social, económico e profissional; Aposta numa carreira na área do ensino


De acordo com o site da DGES, a estrutura de um doutoramento inclui a “elaboração de uma tese original especialmente para este fim, adequada à natureza do ramo de conhecimento ou da especialidade”, a par da “eventual realização de unidades curriculares dirigidas à formação para a investigação”.

Embora não exista uma duração e número de créditos (ECTS) definidos para este ciclo de estudos, o mais frequente é que um doutoramento corresponda a uma formação de 3 a 4 anos (6 a 8 semestres), compreendendo um total de 180 a 240 ECTS.

Um curso de doutoramento tem um alto nível de complexidade, sendo para muitos essencial no mercado de trabalho. O Jornal i sublinha que a finalização desta formação “é uma marca de conquista com a garantia de que o seu detentor, para além de conhecer profundamente o seu tópico, tem mais competências e oportunidades de carreira”

Por sua vez, estas competências, além de essenciais para a comunidade académica e científica, são também valorizadas pelos recrutadores. Na verdade, muitos doutorados “não são recrutados essencialmente pelos seus conhecimentos técnicos, mas por outras competências adquiridas durante 4 anos de trabalho intenso dedicado ao seu tópico de investigação”, acrescenta o Jornal i. 

A atribuição do grau de doutor depende da “aprovação no ato público de defesa da tese”, segundo a DGES. Esta mesma fonte acrescenta que cada estabelecimento de Ensino Superior é responsável pela definição da estrutura e plano curriculares destes cursos, assim como dos critérios de elaboração da tese (orientação, apresentação, defesa e júri). 


Números depois da licenciatura  

 De acordo com a Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), existem 2644 cursos de mestrado, em 263 Instituições e unidades orgânicas de ensino em Portugal. Já no que toca ao mestrado integrado, em Portugal, existem 162 cursos em 56 Instituições e unidades orgânicas de ensino. 

A DGES aponta ainda para a existência de 892 cursos de Doutoramento, em 119 Instituições e unidades orgânicas de ensino, em Portugal.  

Segundo os dados da Pordata, no ano de 2022, em Portugal, registou-se um total de 22.346 diplomados com mestrado e 6.041 com mestrado integrado. 

Já quanto a outros níveis de formação, em 2022, em Portugal, 2.230 estudantes concluíram cursos de pós-graduação/especialização e 2.317 estudantes terminaram um curso de doutoramento.