O Instituto Piaget nasceu em Portugal, em 1979, pelas mãos de António Oliveira Cruz e, desde aí, tem vindo a dedicar-se à educação, ensino superior, edição, investigação e ainda à intervenção social. O Instituto Piaget tem assumido um papel importante no desenvolvimento do Interior e das zonas periféricas dos grandes centros urbanos, descentralizando e democratizando a educação, com 4 campi, localizados em Almada, Viseu, Vila Nova de Gaia e Silves, e Escolas Profissionais em Almada, Viseu e Macedo de Cavaleiros.

Além de Portugal, estendeu a sua atividade além-fronteiras, a partir de 1999, tendo vindo a ganhar uma crescente dimensão internacional. Atualmente, possui centros universitários em mais cinco países lusófonos (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique). “O Instituto Piaget tem privilegiado zonas mais periféricas e tem fomentado uma grande proximidade com as comunidades em que se insere, nomeadamente através de cursos com grande procura nestas regiões, garantindo a elevada empregabilidade dos nossos formandos nas regiões de origem e potenciando o desenvolvimento local”, explica António Oliveira Cruz. A Instituição também se diferencia por ser uma cooperativa sem fins lucrativos, em que “todos os excedentes são reinvestidos na nossa atividade, o que garante uma melhoria constante do nosso ensino”, acrescenta o fundador.

Embora a vertente de Ensino Superior seja a mais conhecida, o Instituto Piaget tem desempenhado também um papel social ativo, através, por exemplo, da criação de uma ONGD sem fins lucrativos, a APDES (Agência Piaget para o Desenvolvimento), cujo objetivo principal é melhorar as condições de vida de pessoas e comunidades em situação de vulnerabilidade por meio da ação técnica, científica e política; das Edições Piaget, com mais de 1.700 títulos publicados; e ainda da Nuclisol Jean Piaget, uma rede de Unidades de Desenvolvimento Infantil, pelas quais já passaram dezenas de milhares de crianças.

Com uma oferta centrada nas áreas de educação, saúde, gestão, desporto, psicologia e engenharia, a Instituição tem vindo a renovar de forma continuada a sua rede de campos académicos e a sua oferta formativa. “Somos uma instituição aberta, flexível e atenta à realidade do País, reajustando continuamente o nosso projeto às necessidades e exigências emergentes no panorama nacional e internacional”, frisa o presidente.

Para encerrar as comemorações do seu 40.º aniversário, o Instituto Piaget organiza, nos dias 15 e 16 de novembro, o “Encontro sobre Educação”, no seu Campus Universitário de Almada, durante o qual se pretende refletir sobre o estado atual da educação, ao longo dos últimos anos e abrir novas perspetivas. A iniciativa contará com a participação de personalidades internacionais de renome, como Edgar Morin, sociólogo e filósofo francês, considerado um dos principais pensadores contemporâneos; Henri Atlan, filósofo, médico e biólogo, pioneiro da teoria da complexidade e autor de numerosos trabalhos no domínio da biologia celular, biofísica e inteligência artificial; e Jérôme Bindé, escritor e futurista, diretor da Organização de Análise e Previsão da UNESCO; entre outros.