Efeméride redonda será assinalada com um programa de atividades dedicadas à promoção das indústrias criativas produzidas em Portugal, a realizar-se no Campus de Santos, atual sede da instituição, e no Palácio Quintela, no Chiado, que foi durante décadas a sua sede. As cerimónias comemorativas terão início no próximo dia 21 de março, Dia do IADE, data instituída por António Roquette Ferro, em 1994, em memória do poeta e filósofo António Quadros, que foi fundador da instituição, e decorrerão até ao final do ano. 

Para assinalar a comemoração, o IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia preparou um conjunto de iniciativas que visam perpetuar as suas raízes, motivações culturais e as figuras que mudaram o percurso do Design em Portugal. As celebrações refletem sobretudo elementos expositivos, evocam memórias e prestigiam momentos e figuras - do passado e do presente - que marcam o percurso da Escola. No Campus de Santos, no dia 21 de março, é inaugurada a Exposição 1:6:50 - 1 Fundador, 6 Mestres, 50 Anos, que retrata o percurso e o contributo dos Fundadores do IADE para a dinamização da instituição e do design em Portugal, espalhada pelos sete pisos do edifício. 

O Palácio Quintela, no Chiado, que foi a sede do IADE até à sua mudança para a Avenida D. Carlos I em 1997, vai receber no dia 19 de setembro uma exposição que homenageia as personalidades que marcaram a história da instituição para sempre. No mesmo dia, será descerrada a placa comemorativa do quinquagésimo aniversário e que permanecerá na fachada do Palácio do Chiado.