"A construção de uma sociedade mais inclusiva, que não estranhe corpos, que una em vez de separar, que aceite em vez de rejeitar, enfim, que inclua em vez de excluir". É este o desejo que está na base da organização do seminário "medicina +inclusiva", por parte da AEFML. O evento tem dois objetivos, explica a organização, em comunicado: pensar o modo como a medicina lida com as doenças raras e que resposta oferece e, por outro lado, mostrar uma medicina que "não deve nunca cessar o esforço de materializar, no espaço, uma inclusão".
 
O seminário realiza-se no dia 3 de Março, das 15h00 às 18h00, no auditório 57 do Edifício Egas Moniz, na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, e conta com a presença e a intervenção de Ricardo Monis, um dos autores do livro Ricky, editado pela Forum Estudante nas comemorações do 30.º aniversário da revista. As inscrições estão abertas aqui.
 
"A história de Ricardo Monis, que tem uma doença neuromuscular chamada Atrofia Muscular Espinhal tipo 2, serve de mote para um seminário que se pretende que tenha como protagonista um corpo real, e não a abstração dos números, das médias, das medianas, dos relatos vicariantes", afirma a organização. A partir do seu exemplo, o seminário vai explorar o tema da inclusão de pessoas portadoras de deficiência na sociedade a vários níveis, desde o sistema de saúde até ao mercado de trabalho.
 
Para saber mais, clica aqui.