“Santarém em Ação para a Cidadania Global: Diálogos para a Transformação Social” é o mote do evento organizado pela Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Santarém (ESES-IPS) no dia 20 de janeiro. A iniciativa pretende “cruzar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), previstos na Agenda 2030, com uma apresentação de propostas de ações concretas capazes de transformar alguns problemas sociais sentidos em contexto local”, afirma a ESE em comunicado.

A iniciativa é promovida pela AIDGLOBAL (Ação e Integração para o Desenvolvimento Global), no âmbito do Projeto “Jovens na Política – Participar para a Cidadania Global", em colaboração com a Unidade Curricular de Cidadania Global do curso de Produção Multimédia em Educação da ESES, do IPS. 

A fundadora e presidente da AIDGLOBAL, Susana Damasceno, sublinha que “num momento em que se apela ao envolvimento na vida da comunidade à qual pertencem e em vésperas de eleições legislativas, torna-se premente a criação de momentos de reflexão que se assumam capazes de agitar consciências e de mobilizar a juventude”. Susana acrescenta ainda que é necessário dar aos jovens “palco para apresentarem as suas ideias, num compromisso efetivo e com impacto na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e sustentável”.

 

 

O contacto que a AIDGLOBAL tem vindo a ter com o público jovem, designadamente no contexto deste projeto, torna evidente que “a juventude está, cada vez mais, interessada em discutir problemas sociais e em agir por uma transformação positiva do mundo”, refere a assistente de projetos da mesma organização, Maria Pacheco, que tem acompanhado de perto as atividades desenvolvidas no âmbito deste projeto.

Maria Pacheco conclui afirmando que, ainda em relação aos jovens, “a forma como o fazem é que é diferente daquela que é praticada nos modelos e dinâmicas formais da política dita “convencional”. Acredita também que as redes sociais "têm vindo a ser palco onde jovens ativistas se mobilizam por causas e problemas sociais através da criação de múltiplos projetos e iniciativas”.

Em representação da AIDGLOBAL estará também presentes a diretora da organização, Isabel Antunes, e em representação da MyPolis marcará presença Ilpo Lalli, Coordenador Pedagógico da plataforma.

Para saberes mais clica aqui.