O Politécnico de Leiria e a Câmara Municipal de Leiria assinalam o Dia Nacional dos Centros Históricos, com a dinamização do terceiro workshop dedicado à temática da “Caracterização do Património Edificado: conhecer para intervir”, que decorre no dia 28 de março, pelas 14h30, no Centro de Diálogo Intercultural de Leiria – Igreja da Misericórdia, em Leiria.

Vários especialistas vão apresentar técnicas de caracterização e inspeção dos edifícios, com utilização de técnicas não intrusivas, como ferramentas de caracterização dos edifícios e de suporte à sua reabilitação. No workshop são divulgados os métodos de trabalho e o potencial da informação recolhida sobre as características estruturais e construtivas dos edifícios, bem como a integração de novas tecnologias.

Esta iniciativa é "uma oportunidade de transmitir o conhecimento produzido à comunidade técnica", destaca Hugo Rodrigues, coordenador do mestrado em Engenharia Civil da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria. Por outro lado, acrescenta, pode "apoiar e potenciar práticas de reabilitação sustentada que se estendem para além da mera conservação das fachadas", divulgando técnicas e soluções que permitem conservar e reabilitar o património, respeitando as soluções construtivas originais.  

O encontro, apoiado pela Ordem dos Engenheiros, destina-se a estudantes, engenheiros, arquitetos e outros profissionais interessados no tema da reabilitação do património edificado. A entrada é livre mas requer inscrição obrigatória, que pode ser feita aqui: http://bit.ly/2TX3LKE.