Dica #1 – Organiza o Tempo

Prepara um horário de estudo de acordo com o tempo disponível. Vê a matéria que tens de estudar para cada disciplina, divide-a pelo número de dias que faltam até ao exame e, se possível, deixa uma “folga” de dois dias para imprevistos. Vais ter de estudar para mais do que uma disciplina em simultâneo. Estudar uma de manhã e outra à tarde é, geralmente, um bom método. Por fim, à medida que fores completando tarefas, elimina-as. Vê-las riscadas dar-te-á motivação para continuares.

Dica #2 – Escolhe o espaço de estudo

Escolhe um local agradável para estudares. Utiliza luz adequada, de preferência, natural. Coloca-te numa posição física confortável e garante que todo o material de que vais necessitar está ao teu alcance imediato. Desliga a televisão. O computador pode estar offline nas sequências de estudo. O telemóvel deve estar em silêncio e num espaço diferente do local de estudo. 

exames3compressed


Dica #3 – Materiais de apoio

Recolhe os materiais de estudo necessários à preparação do exame (caderno, manual, livros de exercícios, recursos online, etc.). Analisa os exames dos anos anteriores, identifica as matérias mais importantes e prepara cenários de resposta para cada um dos temas. Lembra-te de que podes usar os critérios de correção associados aos exames. 

Dica #4 – Apoio à preparação

Se os teus professores disponibilizarem tempo para apoio à preparação dos exames, não deixes de o frequentar. Pede aos teus amigos para partilharem contigo as suas notas e resumos, sobretudo, de matérias que ainda não pudeste estudar. Se conseguires estudar em grupo, organiza sessões de estudo com colegas. Pede a um colega ou professor de apoio que oiça ou leia as tuas respostas.

Dica #5 – Começa com antecedência

Não esperes pelo fim das aulas para preparares as matérias. Quando fores estudar, certifica-te de que sentes motivação suficiente para tal. Concentra-te no que vais fazer, não disperses o pensamento por outros assuntos. Identifica os principais pontos fortes e fracos em cada tema/capítulo. Ter acesso a enunciados de exames dos anos anteriores irá permitir-te descobrir quais são as matérias chave. Não é a quantidade, mas a qualidade do estudo que importa.
 

exames2compressed 

Dica #6 – Estilo de aprendizagem

Descobre o teu estilo de aprendizagem. Se és uma pessoa visual, os mapas de conceitos ou esquemas ajudar-te-ão a relacionar ideias. Se tens boa memória auditiva, lê em voz alta a matéria. Se tens facilidade na expressão escrita, ensaia respostas teóricas e faz resumos. Concentra-te, especialmente nas matérias que mais erraste durante o teu percurso escolar. Organiza as dúvidas a apresentar nas aulas de apoio marcadas para o efeito.

Dica #7 – Consolida o conhecimento

Para treino e consolidação de conhecimentos, resolve as fichas de revisão e provas de exame, esclarece dúvidas sobre aspetos que ainda não estejam suficientemente entendidos, elabora perguntas sobre cada tema e trata de lhes responder enquanto estudas. A assimilação torna-se mais fácil se fizeres resumos com palavras tuas, pois serão essas ideias que vais levar contigo para o exame. Um bom método de estudo é passar os apontamentos a limpo e deves fazê-lo à mão, porque implica maior concentração.

Dica #8 – Não te esqueças de cuidar de ti

Se não prestares atenção ao teu cérebro não poderás funcionar corretamente. Dorme, pelo menos, 8 horas por dia. Reserva algum tempo para te distraíres, lembra-te de que há vida para além da escola. Aproveita parte do dia anterior a cada exame para passear, descansar, de modo a permitir que as aprendizagens efetuadas ganhem o seu sentido. 

exames4compressed


Dica #9 – Dia de exame

Chega a horas ao exame. Na véspera organiza o material necessário, incluindo um relógio. Leva também uma garrafa de água, sem rótulo. Presta muita atenção a todas as indicações que o professor vigilante der. Antes de começares a responder, lê o exame na totalidade de uma forma breve. Usa o relógio para gerir o tempo de realização da prova. Os exames têm um período de tolerância facultativo, não o desperdices, aproveitando para rever o exame e corrigi-lo. 

Dica #10 – Controla o tempo consoante as perguntas

Nas provas escritas, em geral, os alunos começam pelas perguntas mais fáceis. No entanto, quando chegam ao fim do exame estão mais cansados e sem muito tempo para realizar as mais difíceis. Deves conhecer-te: se uma questão mais complexa no início pode afetar o teu desempenho, começa então pelas mais fáceis. Em relação às perguntas de desenvolvimento, faz um esquema sucinto, de forma a organizares as ideias e a tornar a resposta mais clara. Em caso de falta de tempo para concluíres o exame, as cotações podem ajudar-te a decidir entre uma ou outra questão.