Desejavelmente, esta lista de atitudes podem ajudar-te a obter a melhor preparação possível. Se ainda procuras ajuda, a Leya educação tem uma coleção de livros que te poderão apoiar na preparação para o Exames Nacionais.

#1 Relativiza

arizona asphalt beautiful blue sky 490466

Não há volta a dar: os exames nacionais são um passo importante na tua vida. Mas antes de entrares em hiperventilação, depois de leres esta frase, pensa que a angústia que estás a sentir já foi vivida por muitos e muitos estudantes antes de ti. A ansiedade é natural e deves procurar relativiza-la: pensa que só tens de dar o teu melhor, as consequências podem ficar para depois.


#2 Organiza

stack of magazines pencils in gray cup 6440

Estuda bem o teu calendário de exames para que não sejas apanhado de surpresa. Calendariza o teu estudo, de acordo com as matérias que sentes que precisam de ser mais trabalhadas. De igual forma, mantém o teu local (ou locais) de estudo arrumados, para que possas focar-te com maior facilidade no reforço dos conhecimentos. Se colocares todos os livros na secretária e tentares estudar tudo ao mesmo tempo, só vais prejudicar a tua produtividade.

 

Exames Nacionais. 5 locais de estudo (mais ou menos convencionais)

Não há dois estudantes iguais. Todos temos as nossas preferências quando chega à altura de abrir os livros e garantir a melhor nota nos Exames Nacionais. Conhece cinco locais de eleição. Do colchão que é mesa improvisada ao tapete da sala, qualquer coisa pode servir.


 

#3 Treina

person holding blue ballpoint pen writing in notebook 210661

Procura resolver questões de exames nacionais anteriores e compara a tua resposta com os critérios de correção. Não desesperes se sentires que não estás a conseguir bons resultados. O estudo serve, precisamente, para que descubras quais os pontos que precisas de reforçar. À medida que vais conseguindo resolver mais exercícios, vais sentir-te mais confiante e sentir os níveis de ansiedade a baixar.

 

#4 Cuida

alone bed bedroom blur 271897

Tão importante como estudar é manteres hábitos saudáveis. Alimenta-te e hidrata-te convenientemente, sem exagerar no departamento dos cafés, bebidas energéticas e doces. Marca tempos de descanso periódicos, para que possas realmente relaxar sem te sentir culpado e para mantenhas os níveis de motivação.

 

#5 Acredita

anchor couple fingers friends 38870

Se cumpriste as quatro regras anteriores, a última chegará com naturalidade. Acredita nas tuas capacidades e no trabalho que desenvolveste. Ter uma boa nota num exame nacional está ao teu alcance e vais consegui-lo. Não te prendas à ansiedade de pensar no que pode ou não pode “sair no exame” – essa é uma variável fora do teu controlo. Lembra-te das horas de estudo para que entres com confiança redobrada. Nem vai ser preciso desejar-te “boa sorte”.

Se procuras material para te ajudar a enfrentar o estudo com maior confiança, a coleção "Preparação para o Exame" do Grupo Editorial Leya pode ajudar-te. Nestas publicações, encontras todos os conteúdos testados em Exames Nacionais, com vários tipos de exercícios e respostas detalhadas. Para saber mais, visita: https://www.leyaonline.com/pt/promocoes/colecao-exame/

Pin It