Estás prestes a entrar no Ensino Superior e depois de seres colocado é altura de encontrar um quarto. A solução, para muitos estudantes como tu, passa por um quarto numa residência universitária e nas próximas linhas vais encontrar algumas das coisas que precisas de saber sobre o que vais encontrar nestes espaços e o que precisas de fazer para te candidatar.

#1 Como me candidato?

És oficialmente aluno do Ensino Superior e estás, neste momento, à procura de um quarto. Se visitares o site da Universidade ou Instituto Politécnico onde foste colocado, ou dos respetivos Serviços de Ação Social (SAS), poderás lá encontrar a oferta de alojamento que vai estar ao teu dispor. Aí não só efetuas a tua candidatura, como encontras várias informações desde o número de quartos (que podem ser individuais ou partilhados), aos espaços comuns e outras comodidades que vais poder encontrar e usufruir na tua estadia.

Para efetuares a candidatura, segues as instruções que encontrares no site da instituição que te acolheu. As residências, na sua maioria, albergam alunos deslocados e, preferencialmente, bolseiros. Quando te candidatas e és aceite na residência, um complemento de bolsa é acrescentado ao que já recebes de bolsa de estudo, de maneira a também cobrir os custos de alojamento.

 

usman yousaf 976e NkPlXA unsplash

 

#2 Posso ficar colocado longe da universidade?

Tudo depende das vagas e dos quartos disponíveis nas residências. No processo da tua candidatura e colocação em alojamento, são te apresentadas algumas opções que estão disponíveis para ficares colocado. A nossa recomendação é para que faças a tua pesquisa, vejas qual é a residência com a localização mais adequada para ti e com os melhores acessos para a tua faculdade, para que a possas propor à pessoa responsável pelo teu processo.

#3 Vou ter de partilhar quarto?

Não necessariamente. Tudo depende das vagas que se encontrem disponíveis nas residências dos SAS e também do tipo de quarto que se encontre disponível. Normalmente, os alunos de 1.º ano acabam por dividir quarto com uma ou mais pessoas. À medida que vais renovando a tua matrícula, podem existir concursos internos onde podes tentar a tua sorte e conseguir ficar colocado num quarto individual. Os quartos podem ter uma casa de banho privativa. Contudo, grande parte das casas de banho são partilhadas, por isso tens de respeitar o tempo e espaço dos outros, não sendo demorado na tua utilização dos lavabos.

 

marcus loke WQJvWU HZFo unsplash

 

#4 Como será o meu quarto?

O modelo de quarto que vais encontrar numa residência universitária não deverá fugir muito ao seguinte: uma cama, um armário onde poderás guardar as coisas, prateleiras, uma secretária, cadeira, candeeiro e um caixote do lixo. O formato dos quartos individuais pode variar, podendo inclusive ter casa de banho privativa

#5 Que espaços comuns existem?

Isso também pode variar de residência para residência. Quando estás a preparar-te para a época de exames, podes ficar descansado, há sempre uma ou mais salas de estudo prontas para te receber. Terás também uma sala de convívio, com televisão, onde poderás conviver e ficar a conhecer melhor os teus colegas de residência, uma lavandaria onde podes lavar a tua roupa e uma cozinha equipada onde podes preparar as tuas refeições para o dia/semana.

 

pexels olly 3807755

 

#6 Onde posso guardar a comida?

Nas residências, não só vais ter frigoríficos como também arcas refrigeradoras ao teu dispor para guardares os congelados. Assegura-te que identificas a tua comida ou a caixa/embalagem que os contém que é para não haver equívocos. Para guardar os teus utensílios podes ter cacifos pessoais, onde podes guardar os talheres, tachos e até alguma comida, como também podes guardar em armários comuns na zona da cozinha.

#7 Quando posso utilizar a cozinha?

Podes utilizar a cozinha quando quiseres, tens é de ter em conta o espaço existente e também o tempo que vais demorar a fazer o prato. Opta sempre por uma refeição prática e simples, limpando sempre o local onde estiveste a cozinhar, deixando-o pronto a utilizar por um próximo residente que esteja à espera de usar a cozinha.

 

odiseo castrejon bG5rhvRH0JM unsplash

 

#8 Quais os regulamentos a cumprir?

Para assegurar o melhor funcionamento das residências, tu e todos os outros residentes têm um regulamento comum, elaborado pela administração, que devem respeitar. Lá encontrarás especificações sobre as horas onde já não deves fazer barulho, se podes ou não levar visitas, quando deves efetuar o pagamento das mensalidades, entre outros deveres que tens enquanto vives numa residência.