Quais os principais objetivos do SciTeCh 2019?

O SciTeCh sempre teve como objetivo promover o trabalho em equipa entre os estudantes. Mais especificamente, o trabalho em equipa numa situação de stress, visto que os participantes têm apenas 3h para completar o desafio:  têm de chegar rápido a um consenso, em equipa, sempre que surge um obstáculo. Necessitam também de escolher a opção que parece melhor durante aqueles 2 minutos de debate. Para além disso, o objetivo é também que os estudantes entrem em contacto com algumas empresas, que estarão na sessão de Networking, de forma a dar-lhes uma oportunidade de falarem diretamente com eventuais futuros empregadores e tirarem as suas dúvidas sobre o mercado de trabalho, de forma um pouco mais descontraída.

 

De que forma se enquadra esta atividade na missão do BEST Porto?

A missão do BEST é criar oportunidades para o desenvolvimento pessoal dos alunos e ajudá-los a atingir o máximo do seu potencial. Neste sentido, participar numa competição fora do comum proporciona um desenvolvimento pessoal e aprendizagem de soft skills que dificilmente se obtém na faculdade. Os participantes vão, com certeza, sair do evento com algumas competências mais desenvolvidas, nomeadamente a capacidade de trabalho em equipa, a capacidade de escolher prioridades e a organização.

 

 

"Participar [neste tipo de competição] proporciona um desenvolvimento
pessoal e aprendizagem de soft skills que dificilmente se obtém na faculdade"

João Costa, Main Organiser do BEST SciTeCh'19

 

 

 

Quais as principais novidades para a edição de 2019 do SciTeCh?

Na edição deste ano teremos, para além de uma sessão de Networking, um almoço volante fornecido pela Pans & Company. Procuramos, desta forma, que os participantes se mantenham confortáveis durante todo o evento, que começa de manhã, com a sessão de abertura, e termina ao fim da tarde, com a sessão de encerramento.

 

 

 

Para além da participação de estudantes de vários cursos, a própria competição inclui duas abordagens diferentes aos problemas: Team Design e Case Study. Entendem este tipo de exercício como um complemento à educação "formal"? 

Penso que o facto de existirem estas duas vertentes [opcionais] diversifica a competição, pois são duas formas muito diferentes de encarar os respetivos problemas que serão propostos. Apesar de haver certas regras, há sempre margem para cada equipa apresentar soluções criativas. Desta forma, é possível tornar este exercício menos "formal" ou menos aproximado "aos moldes da Universidade". Logo, posso dizer que concordo: é um complemento a esse tipo de educação.


Podes partilhar quais os desafios que serão colocados, nesta edição, aos estudantes?

Os temas de ambas as modalidades são secretos. Isto porque queremos que, quando o tempo começar a contar, todas as equipas estejam em pé de igualdade. No entanto, posso dizer que, na edição do ano passado, os temas de Team Design e Case Study foram, respetivamente, uma caixa anti-choque e uma estratégia para plantação de hortas verticais. Um dos testes ao protótipo (em Team Design) consistia em largar a caixa com ovos no interior, a partir de uma altura determinada.

BEST SciTech18

Imagem da edição de 2018 do SciTeCh


 

O que pode um estudante ganhar, através da sua participação?

Ao participar no SciTeCh, o estudante pode desenvolver várias soft skills que lhe serão úteis em ambiente profissional, tais como organização, trabalho em equipa, desenvolvimento de soluções criativas sob pressão, … E claro que, caso a equipa fique em primeiro lugar, também receberá um prémio, o que é sempre atrativo. Irá também ganhar a oportunidade de passar um dia diferente, pois não é todos os dias que se pode participar numa competição desafiante que envolve várias faculdades (neste caso FEUP e FCUP), o contacto com empresas, almoço, bem como a possibilidade de conhecer novas pessoas que estão na mesma situação: a esforçarem-se ao máximo para mostrarem o seu potencial de criatividade e de raciocínio.