Partilha Casa é o nome da iniciativa lançada pela MEO e que pretende, a nível nacional, amenizar a crise habitacional e a solidão dos mais velhos. A iniciativa pretende juntar jovens universitários deslocados, que procuram alojamento nas cidades e os seniores que vivem sozinhos e apreciam a companhia.

No website partilhacasa.pt vão ser disponibilizados os atuais programas parceiros que “fomentam a partilha de casa intergeracional e abre a porta a que outros se desenvolvam e associem a esta mesma iniciativa que tem, como um dos objetivos, dinamizar uma maior prevalência deste tipo de soluções por todo o nosso país”, afirma a presidente-executiva da Altice, Ana Figueiredo.

 

 

 

É também neste site que instituições, jovens e seniores se devem registar para poder fazer parte da iniciativa. Neste momento, o programa está na fase de lançamento, com apenas as cidades de Coimbra, Lisboa e Porto a fazer parte. A iniciativa pretende ter cobertura nacional, querendo “chegar a todos os cantos do país, em prol de uma causa maior e à qual os portugueses não podem ficar indiferentes", acrescenta Ana Figueiredo.

A iniciativa vai ter a duração de três anos e ser alvo de uma campanha multimeios de forma a ter divulgação a nível nacional. “Quando se abre uma porta, abre-se o coração” é o mote da campanha que quer unir gerações por todo o país.

Portugal é o país da União Europeia que está a envelhecer mais rapidamente e onde 1 milhão e 700 mil idosos afirmam viver em solidão. Outro dado ilustrativo da necessidade desta iniciativa mostra que 95% dos jovens portugueses vivem com os pais e a renda média dos contratos de arrendamento mais recentes corresponde a mais do triplo dos contratos antigos.