O Instituto Politécnico de Leiria já tem Associação Académica. A Associação Académica do Instituto Politécnico de Leiria (AAIPLeiria) viu ser formalizada a sua constituição, depois de receber o aval e o reconhecimento do Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) e dos seus orgãos sociais tomarem posse no dia 18 de dezembro. 

A AAIPLeiria vem, assim, substituir as associações de estudantes das diferentes escolas da instituição. A nova associação académica "foi criada com o objetivo de ser uma voz única da comunidade estudantil e de assegurar a representação dos cerca de 15 mil estudantes do Politécnico de Leiria, nomeadamente junto da presidência, das direções das escolas e dos municípios onde a instituição está presente (Leiria, Peniche, Caldas da Rainha, Pombal, Torres Vedras e Batalha)".

 

 

 

 

Para o presidente da AAIPLeira, André Pereira, o nascimento desta associação nasce de uma decisão difícil mas que não vai apagar o passado das associações de estudantes que a antecederam. "Com esta Associação Académica, queremos construir pontes, entre escolas, cidades, estudantes e instituições", afirma.

A Direção, o Conselho Fiscal e a Assembleia-Geral da AAIPLeiria são constituídos por estudantes das diferentes escolas, com cada uma das escolas a ser representada por um vice-presidente na Direção. Vão ser também constituídos Núcleos Académicos que vão funcionar "como estruturas intermédias representativas das escolas e dos núcleos de formação que não estão em Leiria".

 

 


«Com esta Associação Académica, queremos construir pontes, entre escolas, cidades, estudantes e instituições» 
André Pereira, presidente da AAIPLeiria


 

"Colocar as bases da associação a trabalhar bem"“trabalhar para integrar e constituir também Núcleos Académicos nos polos de Torres Vedras e de Pombal" e "fazer um levantamento dos problemas enfrentados pelos estudantes de todas as escolas e núcleos de formação", são algumas das prioridades assumidas por André Pereira para este mandato à frente da AAIPLeiria.

O presidente do Instituto Politécnico de Leiria, Carlos Rabadão, saudou a constituição da associação, assinalando que este momento "representa um passo marcante para a comunidade estudantil, permitindo um maior peso institucional e reforçando a capacidade de representação de todos os estudantes, tanto no panorama local como nacional”.

"Estou convicto de que a AAIPLeiria desempenhará um papel decisivo no aprofundamento do diálogo com a instituição, na promoção da participação ativa dos estudantes e no fortalecimento da comunidade académica”, concluiu Carlos Rabadão.