De 22 a 25 de Abril (Cinema São Carlos, Lisboa) e de 6 a 8 de Maio (Centro da Juventude de Braga) o Festival Política vai programar um conjunto de debates, espetáculos, performances e filmes. Estes são alguns dos exemplos, destaca a organização, de "formas de expressão política e artística" que se assumem como "veículos de reflexão e discussão" em torno do tema central da edição deste ano do festival: as “Fronteiras”.

Realizado desde 2017, o Festival Política assume como objetivo "promover uma maior consciência política e social". Ao longo das quatro edições, o evento cujo conceito é da autoria da Associação Isonomia (com co-produção da EGEAC e da Produtores Associados) já focou temas como a Abstenção (2017), a Igualdade (2019) ou o Ambiente (2020). O festival conta com o apoio instiucional da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e da Secretaria de Estado da Cidadania e Igualdade.

 

 

Em 2021, não é ainda certo se o festival será totalmente online ou se existirá a possibilidade de incorporar alguma atividade presencial, dentro das condições permitidas. A edição deste ano contempla ainda a atribuição de quatro bolsas dirigidas a artistas, criadores e ativistas, com o apoio do IPDJ, que visam apoiar a criação artística e intervenção cívica de jovens até 30 anos, residentes nos distritos de Lisboa ou Braga (serão atribuídas duas bolsas por cidade).

A organização explica, em comunicado enviado às redações, que podem ser submetidas candidaturas nas modalidades de literatura, música, artes performativas, artes plásticas, vídeo ou formação (workshop). As quatro propostas selecionadas vão receber bolsas no valor monetário de 500€ cada uma. As obras selecionadas serão ainda incluídas na programação da edição deste ano do festival.

As inscrições devem ser feitas até dia 18 de Março de 2021 através do email submissions.politica@gmail.com. Para saber mais, clica aqui.