#1
A escolha 

Eu escolhi o ISEC por saber que iria encontrar um ensino de proximidade e, sobretudo, por ter a certeza que seria um curso com uma grande componente prática. A minha experiência, nesse sentido, superou mesmo as expectativas iniciais, seja nos trabalhos práticos de laboratório ou no âmbito de cadeiras específicas. Isso é uma mais-valia, porque nos prepara muito melhor para o mercado de trabalho. 

#2 A comunidade

Há uma grande proximidade e interação entre todos os alunos. E também entre alunos e professores – tenho um grande à-vontade para contactar os professores diretamente e penso que isso é uma vantagem considerável, no momento de esclarecer dúvidas, por exemplo. Por outro lado, a vivência académica no ISEC é a que se pode esperar em Coimbra – com as atividades habituais, num contexto normal, os convívios, os eventos desportivos, a Queima das Fitas, entre outras.

 

 


«No campus do ISEC, é possível fazer amizades com estudantes de vários cursos. E isto permite, por exemplo, um sentido de ajuda mútua, ao ser possível partilhar apontamentos e trabalhos ou complementar os nossos conhecimentos»


 

 

 

 

#3 O mercado 

No ISEC, existe uma preocupação em facilitar a passagem para o mundo do emprego. A associação de estudantes organiza, por exemplo, a FENGE – Feira de Engenharia de Coimbra que tem o objetivo de aproximar os estudantes do mercado de trabalho, conhecendo empresas e entregando currículos, entre outras atividades. O trabalho durante o curso é também integrado, acompanha todo o processo produtivo, facilitando essa transição.    

#4 O ambiente

No campus do ISEC, é possível fazer amizades com estudantes de vários cursos. E isto permite, por exemplo, um sentido de ajuda mútua, ao ser possível partilhar apontamentos e trabalhos ou complementar os nossos conhecimentos. Estar no ISEC é uma experiência que fascina, tanto pela vertente prática como pela proximidade.      

                                                                                          

SJR 9894

 

#5 A motivação

Penso que a componente de trabalho prático tem um impacto grande na motivação dos estudantes. À partida, um estudante que vai para uma área das engenharias pretende “colocar as mãos na massa”. Tem interesse em estudar sempre com o foco no “porquê” de estarmos a fazer isto, ou seja, saber de que forma se aplica na vida real. Por essa razão, nota-se que os alunos estão motivados para o trabalho prático, adoram trabalhar por projeto ou em grupo. 

                         

#6 O apoio

Durante a pandemia, em parceria com o ISEC, a associação de estudantes distribuiu computadores por todos os alunos que necessitassem, de forma a conseguirem acompanhar a transição para o online e realizar exames. As atividades da associação também foram adaptadas para o online e fazemos festa virtuais, torneios de eSports e palestras.