O movimento Scholas Occurrentes foi criado pelo Papa Francisco, quando ainda era o arcebispo de Buenos Aires Jorge Mario Bergoglio, em 2001. Neste momento, a sua presença faz-se sentir em cinco continentes, em 190 países, composto por uma rede de 446 mil escolas e contabilizando um milhão de participantes.
Com o intuito de promover a educação e a integração social pelo mundo, o Scholas Occurentes tem sede na Argentina, Cidade do Vaticano, Colômbia, em Espanha, no Haiti, em Itália, no México, em Portugal e na Roménia. O programa pretende usar experiências educativas, de pessoas de diferentes origens, de forma a que exista uma partilha de conhecimentos e assim procurar novas soluções em programas educativos que abrange áreas desde a Cidadania, passando pelo Desporto, Arte, Tecnologia, entre outros.
No âmbito da Jornada Mundial da Juventude, a realizar-se entre os dias 1 e 6 de agosto em Lisboa, o Scholas Occurrentes, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, vai promover o projeto para a concretização do mural “Vida Entre Mundos”. Este mural pretende juntar jovens de diferentes origens para que, através da arte, e numa extensão de três quilómetros, partilhem a sua história de vida, expressando-se com murais e poemas.
O projeto vai contar com a participação de 5 a 15 jovens, com idades compreendidas entre os 12 e 35 anos. “[O projeto] tem como objectivo criar a maior obra de arte do mundo, reunindo jovens para mostrar ao mundo uma outra forma de habitar a terra, em que todos os jovens, todos os mundos, se encontram, se escutam e celebram a vida, criando juntos”, explica a organização, no seu site.
Para conseguir concretizar o mural, o Scholas procura jovens com mais de 18 que colaborem no projeto e façam parte da equipa que vai coordenar os grupos durante os próximos dois meses, auxiliando no processo criativo para elaborar o mural. Para estares elegível para inscrição precisas de cumprir alguns dos seguintes requisitos: ser maior de idade (18 anos ou mais, ter interesse e experiência com trabalho social, educativo, através da arte, jogo e pensamento contemplativo, capacidade de dinamizar grupos de pessoas (especialmente jovens), e estar aberto à realização de atividades em diferentes contextos com jovens de diferentes realidades, credos e etnias.
Se tiveres interesse e, acima de tudo, uma disponibilidade de entre quatro a oito horas diárias, inscreve-te clicando aqui.
Para saber mais sobre o projeto “Vida Entre Mundos”, podes clicar aqui.