Paris, Londres e Bayern são as três cidades europeias onde os estagiários necessitam de receber uma maior remuneração para fazer face aos seus gastos.
Porto é a cidade mais barata e Lisboa exige um salário médio mensal de 650 euros para suportar as despesas básicas do estágio.

A Uniplaces desenvolveu este estudo com base nos dados da InternsGoPro, que revela qual o custo médio de vida para os estagiários em 24 cidades da europa, tendo em conta os custos médios de alojamento, transporte e alimentação.

Os resultados indicam que o Porto é a cidade mais barata, onde 500€ são suficientes para fazer face aos custos básicos de vida, e que, na cidade de Lisboa, é necessário um estagiário auferir 650 euros mensais para conseguir sustentar-se na capital.

Segundo André Rodrigues Pereira, Country Manager da Uniplaces em Portugal: "Os estágios são, nos dias de hoje, a forma mais rápida de os licenciados acederem ao mercado de trabalho e começarem a contactar com a realidade empresarial. No entanto, é muito importante que a remuneração média mensal auferida seja suficiente para garantir a autonomia financeira. Estes dados da Uniplaces têm como base os custos de vida básicos de casa, alimentação e deslocações casa-trabalho."

Em Espanha, na cidade de Madrid, por exemplo, os estagiários deveriam receber 700 euros por mês para fazer face às suas despesas, comparativamente aos 400 euros auferidos, em média. Este estudo, que analisou 24 cidades europeias, mostra que os locais onde os estagiários deveriam receber uma remuneração mais elevada são Londres, com 1.000 libras, Paris, com 1.050 euros e Munique, com 830 euros.