Depois de, no final do ano letivo passado, ter auxiliado estudantes dos vários ciclos do ensino básico, a iniciativa "Estudo em Casa" – conhecida como a "Telescola" – vai agora apoiar estudantes do ensino secundário. A revelação foi feita ontem, sendo que os conteúdos relativos às aulas do secundário serão transmitidos apenas online, através da RTP Play.
As aulas transmitidas pelo "Estudo em Casa" estarão organizadas por tema, de forma a facilitar a articulação com o trabalho realizado nas escolas. De acordo com as explicações do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, o objetivo é que os conteúdos desta plataforma possam ser utilizados ao longo dos próximos anos, como complemento às aprendizagens realizadas.
#EstudoEmCasa. Começou hoje a "Telescola"
Iniciativa #EstudoEmCasa começou hoje a transmissão de conteúdos educativos. Foi por volta das 9h00 que a nova escola virtual portuguesa abriu portas, com uma aula de Português para alunos do 1.º e 2.º anos de escolaridade. Durante o programa, leu-se o conto infantil A Casa da Mosca Fosca, de Eva Mejuto.
A transmissão de conteúdos da plataforma Estudo em Casa regressa no início do ano letivo 2020/2021, no dia 14 de setembro. Tal como acontecerá nas escolas, as trasmissões das primeiras cinco semanas serão dedicadas à recuperação de conteúdos, com a retransmissão de episódios do ano letivo passado. Desta forma, os novos conteúdos serão transmitidos a partir de meados de outubro.
Outra das novidades diz respeito à inclusão de episódios dedicados à optimização do trabalho que é realizado pelos estudantes de forma autónoma. Este será um conteúdo que, ainda que não curricular, deverá ajudar os estudantes a ganhar ferramentas para estudarem sozinhos.