Na manhã de segunda-feira, 24 estudantes do 11.º ano do curso de Ciências e Tecnologias, da Escola Secundária de Santa Maria, de Sintra, foram os primeiros a participar na Semana Aberta FCCN. Esta iniciativa da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) realiza-se desde 2019, tendo como objetivo “dar a conhecer por dentro o setor da tecnologia, explorando espaços, recursos e profissões”.
Estas atividades têm também o intuito de “cativar os alunos a eventualmente trabalhar nesta área e, particularmente, na FCCN” e “dar a conhecer os serviços que a FCCN disponibiliza aos futuros estudantes universitários”, partilha a gestora de serviço de Marketing e Comunicação da Unidade FCCN, Joana Silvério.
Durante a manhã, os estudantes passaram pelo auditório, onde fizeram um quiz a testar os seus conhecimentos sobre a FCCN e sobre o mundo tecnológico, seguindo-se visitas guiadas pelos Estúdios e Datacenter. A visita terminou com uma apresentação sobre a FCCN e os seus vários serviços, tendo os alunos no final a oportunidade de esclarecer as suas dúvidas numa sessão aberta a questões.
Para Pedro Santos, de 16 anos, esta visita à Unidade FCCN foi “interessante”, sobretudo pela oportunidade de conhecer o Estúdio FCCN. Para o estudante, as ferramentas que esta estrutura disponibiliza vão ser “bastante úteis” no seu futuro enquanto estudante. Através desta visita, acrescenta, conseguiu ficar familiarizado com o mundo tecnológico e do ensino superior.
“Foi uma visita interessante e que deu para obter um ponto de vista diferente”. Foi assim que Mariana Luísa, de 16 anos, descreveu a visita à Unidade FCCN. Para além do Estúdio, a estudante destaca o seu interesse no funcionamento do Datacenter. A visita, conclui, permitiu conhecer outras opções em áreas que lhe interessam como a tecnologia e a computação.