Porto Business School e a Portugal Football School, escola da Federação Portuguesa de Futebol, que tem como atividade central a investigação em futebol, unem-se para promover um programa que aprofunda conceitos de finanças e estratégias orientadas para o negócio do futebol. As candidaturas para a primeira edição já estão abertas e o programa decorrerá entre 30 de setembro e 12 de novembro, tendo a duração de 48 horas. 

No total serão quatro sessões ministradas em português. A primeira sessão e a última irão realizam-se na Cidade do Futebol, em Oeiras, e as duas sessões intermédias no campus da Porto Business School, em Matosinhos. A 1ª edição desta formação tem como objetivo fornecer o suporte técnico para a tomada de decisões, avaliação de riscos e potenciais resultados dessas decisões orientadas para o negócio do futebol.  

Com uma metodologia de formação inovadora, este programa pretende dotar os participantes com ferramentas financeiras, organização económica e processos estratégicos de um clube de futebol, que permitam fornecer suporte técnico para a tomada de decisão e avaliar os riscos e potenciais resultados dessas decisões. 


Os alunos que ocuparem as 20 vagas disponíveis terão oportunidade de participar em palestras, debates, estudos de caso e análises das melhores práticas de membros do corpo docente especialista, combinadas com sessões que contam com palestrantes executivos e renomados de clubes de futebol e organizações desportivas de sucesso, a nível nacional e internacional. 

A Direção do Programa será da responsabilidade de Rui Padrão, docente e diretor de programas na Porto Business School, Rui Couto Viana, docente da Porto Business School, e André Seabra, diretor da Escola de Futebol de Portugal. A formação destina-se a diretores, executivos, gestores, profissionais de federações de futebol, associações nacionais, ligas e clubes, bem como a todos aqueles com interesse em assumir funções na área financeira e estratégica dentro das suas organizações.

De acordo com Rui Couto Viana, “a partir deste momento, teremos capacidade de dotar os participantes de ferramentas financeiras, organização económica e processos estratégicos de um clube de futebol, que fará com que cada um dos destes consiga avaliar riscos e potenciais resultados - numa perspetiva de decisão consciente e sustentada”.

Para saberes mais clica aqui.