Arrancou hoje a 9.ª edição do OPTO – Fórum de Educação e Formação do Algarve. Até dia 28 de abril, o Pavilhão Municipal de Albufeira irá receber centenas de alunos de diferentes escolas básicas e secundárias da região do Algarve que encontrarão na OPTO um apoio para os "momentos de decisão no âmbito do percurso escolar e académico", explica a Câmara Municipal de Albufeira, no seu site. Do Ensino Básico para o Secundário, de lá para o Superior e, posteriormente, para o mercado de trabalho, são vários os expositores que se propõem ao desafio de mostrar a estes estudantes aquilo que o futuro lhes reserva ou pode reservar.
Em 2022, o evento acolheu 69 expositores e teve visitantes de mais de 40 escolas da região do Algarve. Hoje, durante o primeiro dia da 9.ª edição, foram várias as atividades que preencheram o dia dos visitantes, das 9h30 às 20h. Workshops de culinária, demonstrações de cavalaria, dança e diversas atuações musicais em palco são apenas alguns exemplos de momentos que ajudaram a dar cor ao programa do primeiro dia do OPTO. Contudo, o foco não deixou de ser o apoio às centenas de estudantes que enchiam os stands, à procura de ajuda para que o próximo passo do seu percurso escolar seja dado com mais firmeza.
Tirar dúvidas, retirar stress
Foram precisamente as dúvidas na transição do ensino secundário para o ensino superior que trouxeram Elisabete Vieira, aluna do 11º ano da Escola Básica e Secundária de Albufeira, até ao OPTO. “Procuro tirar aquelas dúvidas que todos temos em relação ao ingresso na Universidade e gosto de ter contacto com pessoas que já estão nessa fase”, começou por nos contar.
No OPTO, Elisabete Vieira teve a oportunidade de ter contacto com instituições de ensino superior que participam no evento e que transmitem informações importantes sobre aquilo que vão encontrar após concluírem o 12º ano. O passo seguinte pode ser assustador, mas ter respostas ajuda a suavizar algumas das inquietações naturais nos alunos, explica Elisabete: “A Universidade é sempre aquele stress, pelo menos para mim é, mas aqui encontro pessoas acolhedoras e amigáveis que ajudam a retirar um pouco do stress que temos sobre os nossos ombros”.
Beatriz Rodriguez é outra das estudantes que se deslocou hoje ao Pavilhão Municipal de Albufeira. Também aluna da Escola Básica e Secundária de Albufeira, frequenta o 10.º ano do curso profissional de Animação. Ingressar no ensino superior através do Ensino Profissional pode trazer perguntas acrescidas cujas respostas Beatriz espera encontrar no OPTO. “Considero-me uma pessoa interessada pelo meu futuro e é sempre giro ver as coisas visitar e ver o que há”, conta à FORUM.
Beatriz veio ao evento também no papel de interveniente, uma vez que o seu dia no evento começou com uma atuação no palco, mas nem só por isso ficou. “O OPTO ajuda-me a encontrar o meu caminho e a tomar melhores decisões”, referiu-nos, não sem antes nos confessar que os brindes dos diversos stands são um bom bónus de participação.
O dia continuou a desdobrar-se em atividades, músicas e animação, fosse nos stands ou nos espaços comuns do pavilhão, contando até, no exterior, com o XII Concurso Inter Escolas de Cocktails. A exibição de vídeos e a dinamização de palestras são outras das formas como este fórum procura cumprir o seu objetivo: ser um apoio na tomada de decisão dos jovens algarvios. Amanhã, pelas 9:30, as portas do futuro voltam a abrir para que mais centenas de estudantes da região o possam explorar.