"Temos de trabalhar com os jovens e para os jovens, pois é deles o futuro. Acreditamos que, neste mundo cheio de oportunidades e riscos, o nosso papel enquanto escola é fundamental para trazer soluções efetivas com impacto. Estamos conscientes de que deixarão de existir fronteiras entre tecnologia e gestão, que é preciso criar uma sociedade mais inclusiva e humana, que é preciso ajudar governos a funcionar melhor e a servir melhor os seus cidadãos e, por fim, ajudar as empresas à disrupção. São os alunos, é esta futura geração que poderá fazer a diferença", comenta Daniel Traça, Dean da Nova SBE.

"Este projeto é um verdadeiro case study sobre o envolvimento com a sociedade. Uma escola que é também uma aceleradora de startups, um laboratório de inovação com empresas e uma plataforma aberta à iniciativa da comunidade, ao diálogo. Uma escola que está a ser construída com donativos de 37 empresas e mais de 600 pessoas. É, sem dúvida, uma maneira de estar diferente, uma maneira diferente de ver o mundo. Queremos que todos façam parte deste projeto", frisa Pedro Santa Clara, Presidente da Fundação Alfredo de Sousa. 

A escola desafiou artistas a desenvolverem peças de arte capazes de enquadrar o seu novo discurso desafiante. Desenvolveu um site que envolve os seus utilizadores em cada clique. Estabeleceu uma joint venture para expandir os seus horizontes e a sua mensagem. Transformou as suas redes sociais para se tornarem plataformas que promovem o diálogo.

A Nova SBE apostará também em vários projetos:

O Inclusive Community Forum é uma iniciativa inovadora que propõe diversos desa?os à sociedade civil, a ?m de desenvolver uma comunidade sustentável, humana e mais inclusiva. É um projeto único que envolve os diferentes intervenientes (pessoas com de?ciência, terceiro sector, sector público e privado) para, juntos, conseguirem desenvolver iniciativas e projetos-piloto para responder ao desa?o vigente – cada ano há um desafio diferente – e conseguirem implementar estratégias a longo prazo. Como forma de sensibilizar as gerações atuais e futuras, o tema deste ano é a empregabilidade das pessoas com deficiência.

O "SingularityU Portugal Summit Cascais" reúne influentes oradores e especialistas de tecnologia avançada para apresentarem abordagens, noções e conhecimentos para competir e vencer num mundo em constante evolução. Quais são as implicações estratégicas? Que tipo de políticas precisamos? Qual é o impacto que terá na nossa economia? Quais são as considerações éticas? Nenhuma das antigas regras se aplica.

O Nova SBE Venture Lab é o centro de empreendedorismo e inovação da Nova SBE, que tem como missão tornar-se o catalisador de inovação da escola para empreendedores internacionais e empresas ao estabelecer ligações fortes entre a academia, os alunos, o ecossistema de startups e o mundo corporativo. O Nova SBE Venture Lab pretende ajudar pessoas e empresas a irem mais além e a inovar.

O Data Science for Social Good é um programa de verão que decorre pela primeira vez na Europa. Durante três meses, 15 mentes brilhantes de todo o mundo, que têm como aspiração tornarem-se data scientists, são desafiadas a desenvolver problemas com um enorme impacto social através de data base analytics: big data. Estes talentos trabalham em conjunto com governos nacionais e internacionais, e organizações não lucrativas, para resolver os verdadeiros desafios nas áreas da educação, desemprego, saúde, energia, segurança pública, transportes, desenvolvimento económico, entre outros.

O Nova SBE Center for Digital Business and Technology foi criado para estudar a fronteira existente entre a tecnologia e a gestão e para desenvolver as competências tecnológicas dos profissionais de amanhã. O centro está a conceber programas que permitirão a pessoas, empresas e organizações ter um entendimento mais amplo sobre tecnologia e de como podem utilizar e testar soluções inovadoras para resolver qualquer um destes desafios.