A Sociedade Ponto Verde apresentou hoje mais uma edição da Academia Ponto Verde, para o ano letivo 2020/2021. O concurso, explica a SPV, em comunicado enviado às redações, é direcionado a escolas do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico e procura motivar os estudantes a participar mensalmente "em passatempos e desafios criativos que lhes garantem prémios". Um destes prémios, será uma visita do novo embaixador do concurso, o músico Murta.

Participante de uma das edições do “The Voice Portugal”, Murta lançou em 2019 o seu álbum de estreia, “D’Art Vida" e acaba de lançar o seu novo single “Alguém Que Mude”. O músico descreve-se como sendo "empenhado com as questões ambientais, sustentabilidade e proteção do planeta", não tendo hesitado em assumir a missão de aumentar a reciclagem junto dos mais jovens.

“Devemos olhar para a meta da sustentabilidade do planeta como um conjunto de pequenas ações que todos podemos colocar em prática no dia-a-dia [...]. Associo-me a este projeto da Academia Ponto Verde porque acredito que desde criança devemos começar a criar estes hábitos sustentáveis e que a escola pode ter esse papel fundamental”, afirma Murta.

 

 

O objetivo do Academia Ponto Verde passa por "contribuir para uma maior sensibilização do público escolar e incentivar o aumento de reciclagem nas Escolas". O concurso irá decorrer através do renovado site da Academia Ponto Verde onde serão publicados todos os desafios, porque a reciclagem também pode ser digital.

O concurso engloba vários tipos de provas: passatempos interativos, desafios criativos ou implementação de um plano de ação para promover o aumento de separação de embalagens nas escolas. As escolas, através dos professores, podem inscrever-se e vão somando pontos ao longo do ano letivo – quanto mais participações (mais turmas e alunos) tiverem mais pontos vão somando.

 

Murta: "Fiz por estar onde estou"

Aos 21 anos, Murta lançou o seu álbum de estreia - 'D'Art Vida'. Em entrevista, o músico fala deste primeiro trabalho, do início da sua carreira e de tudo o que já mudou. Garante que gosta de estar no cantinho, com a sua namorada e a sua vida.


 

“Criamos este concurso para ser um gatilho impulsionador que nos permita chegar ao final do ano letivo e verificar que realmente conseguimos aumentar a participação das escolas na reciclagem. O concurso estende-se a nível nacional para que todas as escolas tenham a possibilidade de participar e de mobilizar os seus alunos para os desafios que mensalmente lhes vão ser colocados, assinala Ana Isabel Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde.

Em maio, serão determinadas e premiadas as escolas vencedoras a nível nacional e a escola com maior pontuação em cada distrito. Para saber mais, clica aqui.