Assente num simulador de gestão, o desafio consiste em formar equipas que terão a seu cargo todas as decisões inerentes à administração de uma empresa do setor hoteleiro, possibilitando aos mais jovens, desta forma lúdica, o contacto direto com os conceitos básicos de gestão contabilístico-financeira, comercial, logística, de sistemas de informação e recursos humanos.

O concurso, este ano aberto pela primeira vez a estabelecimentos de ensino de todo o território nacional, abrange um total de 11 concelhos, nomeadamente Alcochete, Almada, Amadora, Alcácer do Sal, Barreiro, Lisboa, Montijo, Seixal, Sesimbra, Setúbal e Torres Vedras, e volta a apostar na sensibilização dos alunos dos ensinos secundário e profissional para o desenvolvimento de competências básicas na área das ciências empresariais.

Na primeira fase, que arranca dia 25 de janeiro, as 34 equipas participantes, distribuídas por quatro universos, vão competir pelas três melhores posições em cada um deles, de acordo com o critério "total de retorno acumulado para os acionistas". Com as 12 equipas apuradas, o jogo prossegue, ao longo de cerca de três meses e seis jogadas oficiais, até à Jogada Finalíssima, a 3 de maio, já nas instalações da ESCE/IPS, onde serão conhecidos os vencedores.

Recorde-se que aos estudantes da equipa vencedora serão oferecidas as propinas do ano de ingresso numa licenciatura do IPS, sendo que os professores acompanhantes das equipas participantes na Finalíssima terão direito a um desconto de 10% no valor da propina do curso de mestrado em Gestão e Administração de Escolas, ministrado pela ESCE/IPS.

O Jogo de Gestão Interescolas é uma iniciativa que decorre das responsabilidades educativas, sociais e de promoção do desenvolvimento regional assumidas pelo IPS e, como tal, assenta no envolvimento de um conjunto de parceiros institucionais do distrito de Setúbal, com destaque para as câmaras municipais, associações e empresas.

 

{module PUB_2}

{module PUB_2}