Manuela Marques, que além de ser professora de Artes visuais, também é delegada dos professores de Artes Visuais, explicou que “a semana de artes foi a 2ª edição deste evento. Foi uma semana em que pretendíamos mobilizar toda a escola e toda a comunidade escolar para assistirem e participarem. Foram expostos trabalhos de todas as disciplinas, de todos os níveis, desde o 7º ano até ao 12º ano. A professora confessou-nos ainda que, embora tenha sido muito exaustivo tentar coordenar toda a equipa, sentiu que valeu apenas o esforço.

Como forma de celebração do Ano Internacional das Florestas, a escola procurou mobilizar a comunidade para sensibilizar sobre a gestão, conservação e desenvolvimento sustentável das florestas a nível mundial através de um concurso (RE) FlorestarArte.com 2011, ligado à “Semana de Artes”. Manuela Galante, também professora de Artes Visuais e ligada à ASPEA - Associação Portuguesa de Educação Ambiental, esclareceu que “artes visuais não é só pintar, podemos interligá-la com outras áreas transversais, como foi o caso desta semana, a acção ligou as artes plásticas com e educação ambiental para a sustentabilidade. Os alunos já tinham participado anteriormente numa plantação de árvores no dia 21 de Março.

cartaz

O concurso promoveu a interacção com alunos de outras escolas, do 1º ciclo ao 12º ano, através de ateliers orientados pelos professores e os próprios alunos da Ferreira Dias, que proporcionaram abordagens criativas aos alunos, quer através da pintura sobre a flora da floresta, quer através da criação de origamis sobre a fauna da floresta, reutilizando papel de revistas e folhetos, dinamizado pelo clube de Origami da escola. Todos os materiais foram patrocinados pela Canson, Pébeo e Faber-Castell. A todos os participantes foi dado um certificado, e os vencedores deste concurso irão ganhar um cheque brinde, dado pela Junta de Freguesia de Agualva, que foi parceiro neste evento, e materiais para artes oferecido pela Faber-Castell e Pébeo.

Mas o dinamismo da escola Secundária Ferreira Dias não se esgota na Semana das Artes. Há actividades extracurriculares para todos os gostos, desde a fotografia, teatro, dança, clube de origami, taça E (taça da Associação de Estudantes), campeonatos inter-turmas de voleibol, andebol, escalada, basquete e badmington. Embora não haja um prémio para estas actividades, os alunos sentem-se satisfeitos e motivados pelo facto de poderem ir para outras escolas, e competirem entre si, mas sempre de uma forma amigável. É caso para se dizer que nesta escola existe fair-play! Só por isso, já ganharam um prémio da parte da FORUM!

Sentimento de partilha

Rafaela Santos e Rafaela Oliveira, alunas do Curso Artes Visuais
Participaram na semana de artes, e disseram ter adorado! As pessoas puderem ver os trabalhos que fizeram ao longo do ano lectivo, o que foi para elas um reconhecimento de todo o esforço.  

Professores por um dia

catarina

Catarina Dias e André Fernandes, alunos do 11 º do curso de Artes, e monitores do ateliê, salientam que “quando soubemos que íamos ser os ‘professores’ dos alunos do 1º ciclo, ficámos todos entusiasmos! E os miúdos ficaram felizes da vida por virem para a ‘escola dos grandes’. Foi bom poder ensiná-los a pintar, e algumas técnicas. No geral, a semana correu bem, foi muito cansativa. Sentimos que inspirámos estes alunos”.