Durante a Semana Europeia de Prevenção de Resíduos (#SEPR21), no final de novembro, a DECOJovem lançou a 6.ª edição do desafio Natal Sem Resíduos. Em 2021, a iniciativa é dedicada aos plásticos, sensibilizando os jovens para "um problema atual para o qual é necessária uma resposta urgente", realça a organização. 

A cada ano que passa, há 8 milhões de toneladas de plástico a chegar aos nossos mares. “Está na hora de mudar, de adotar comportamentos mais sustentáveis”, explica a DECOJovem, no seu site, salientando que os estudantes podem ser “os agentes de mudança para fazer mais e melhor, chamando a atenção de todos para este flagelo”.  

 

 

Assim, a DECOJovem convida os jovens a construírem árvores de Natal reutilizando embalagens plásticas de diferentes materiais de todas as cores e feitios. O objetivo passa por sensibilizar para este problema, envolvendo turmas desde o 1.º ciclo do ensino básico ao ensino secundário. As turmas devem participar com o apoio de um professor ou uma professora.

 

Como participar? 

Através do Desafio Natal Sem Resíduos, uma turma pode dar uma nova vida às embalagens de plástico e construir uma árvore de Natal, com os respetivos enfeites natalícios. Os alunos devem usar a sua criatividade e, com recurso a várias embalagens plásticas, construir uma árvore original, que desperte a atenção de toda a escola. 


Cria uma árvore de Natal a partir de embalagens de plástico com a tua turma e ganha prémios. Conhece o regulamento aqui


 

Para participar, basta enviar uma fotografia da árvore construída, submetendo a foto através da Área do Professor DECOJovem, até dia 17 de dezembro de 2021. Os alunos da turma com a árvore mais original e com a maior visibilidade vão receber prémios. Os critérios de avaliação incluem criatividade e originalidade, cumprimento do regulamento, qualidade e execução técnica, clareza da linguagem na legenda da fotografia e número de reações (partilhas e gostos) da foto publicada no Facebook da DECOJovem.

Para saber mais, clica aqui.