"Para uma situação excepcional, medidas excepcionais", sublinham os autores do documento assinado por três Associações de Estudantes (Escola Secundária Camões, Maria Amália Vaz de Carvalho e Escola Secundária da Ramada).

Endereçada ao primeiro-ministro e ao ministro da Educação, a petição defende que "a avaliação final deste ano letivo seja a do segundo período" (nas escolas que funcionam em períodos). Já no caso das escolas que funcionam por semestres, a avaliação final deverá ser "a do primeiro semestre" ou a "que foi recolhida até à suspensão das aulas".

 



«A avaliação do 3º período [...] não deve realizar-se. E os exames nacionais devem ser suspensos», defendem os autores da petição


 

A medida, explicam os autores do texto, baseia-se no entendimento de que o ensino a distância "não garante a credibilidade da avaliação dos trabalhos dos estudantes", tal como "não garante o princípio fundamental de justiça e de igualdade de oportunidades de acesso aos meios necessários".

Num momento em que quase dois milhões de estudantes estão a ter aulas a partir de casa, a petição realça o que descreve como "um ambiente de grande stress" que leva ao "incumprimento dos programas curriculares" e a discrepâncias nas matérias lecionadas até ao momento.