Estão abertas as candidaturas para o “História Militar e Juventude”, um concurso que desafia crianças e jovens entre os 10 e os 19 anos, que frequentem os 2º e 3º ciclos e o secundário (regular e profissional), em Portugal e nas escolas portuguesas no estrangeiro, a saber mais sobre a construção da Democracia. O tema deste ano é “Abril: das armas às urnas na minha terra”.
Em 2025, o concurso vai para a sua 5ª edição e pretende que os seus trabalhos documentem “como, a nível local, se desenrolou o processo que desembocou nas eleições de 25 de abril de 1975, seja através das vivências da população, ou das ações desenvolvidas pelos protagonistas, militares e civis, nomeadamente o processo de recenseamento e o ato eleitoral”. Os trabalhos podem ser individuais, a pares ou com a turma e em formato escrito ou audiovisual.
O rigor histórico, a relevância das fontes, clareza na exposição e a originalidade vão ser alguns dos critérios para selecionar os trabalhos vencedores. As inscrições decorrem até 24 de abril, com a entrega de trabalhos a ser realizada entre 30 de abril e 14 de maio, em função da categoria em que os alunos concorrem.
A Comissária Executiva da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, Maria Inácia Rezola, nota a importância destas iniciativas “para ampliar o conhecimento dos alunos, mas também das suas comunidades, sobre a história recente do país e capacitá-los para a discussão sobre os próximos 50 anos de democracia”. “Conhecer a nossa história recente é também essencial para que possamos tornar-nos uma sociedade mais participativa”, afirma.
Sabe mais sobre o "História Militar e Juventude" clicando aqui.