Chegou ao fim a edição de 2021 das Olímpiadas do Turismo, a iniciativa da SFORI com o apoio da Escolas Turismo de Portugal, lançada em fevereiro deste ano. A vitória sorriu, no final, à equipa “Os três Covilhetes", da Escola EB2,3 Diogo Cão, de Vila Real. Ficaram ainda classificadas no 2.º lugar, a equipa “Jarmãs” (Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros) e em 3.º “Os Incríveis” (Agrupamento de Escolas Verde Horizonte, de Mação).

Já no balanço do Mobile Challenge, a primeira prova realizada no final de abril, foram igualmente atribuídos dois prémios a escolas: a escola com Maior Número de Participantes (EB 2/3 de Marinhais, com 74 Alunos), e escola com Maior Pontuação (Agrupamento de Escolas de Silves, com 5336 pontos).

 


A final das Olímpiadas do Turismo envolveu 20 equipas e reuniu mais de 60 estudantes. Os finalistas foram apurados de um conjunto de 172 equipas participantes.


 

 

Em comunicado, a organização explica que este desafio "procurou sensibilizar de forma inovadora os jovens do 8º e 9º ano de escolaridade, para a formação e empregabilidade na área do Turismo". A final envolveu 20 equipas, reunindo mais de 60 alunos concorrentes, que garantiram o seu apuramento na primeira prova do Mobile Challenge com um quizz interativo sobre a temática do Turismo em Portugal.

No total, participaram 172 equipas. Para a diretora de Formação do Turismo de Portugal, Ana Paula Pais, este é um número positivo, reforçando que «esta iniciativa é particularmente importante para continuar a cativar os jovens para o setor do turismo, mostrando-lhes como funciona e as oportunidades que oferece, se optarem por enveredar por esta área nas escolas». 

Já o partner da SFORI, Alexandre Real, destaque que «esta competição realizada 100% on-line foi um desafio muito bem recebido por escolas e alunos e revelou-se um sucesso, que será certamente para repetir em novas edições».

Podes saber mais sobre as Olímpiadas do Turismo, aqui.