Primeiro dia de muitas crianças de 10 anos na EB23 de Santa Iria da Azóia. Começam hoje o 5º ano. O típico nervoso miudinho e a ansiedade de quem vai para uma nova escola, travar novas amizades, conhecer novos professores e funcionários e adquirir novos conhecimentos pairam no ar .

Qual a melhor forma de ficarem a conhecer todos os recantos ao seu novo local de ensino? Um pequeno jogo de “Detective Escolar”. Para melhor associarem os rostos aos nomes e locais onde trabalhavam, os alunos, guiados por um monitor que era um aluno mais velho membro do clube Ubuntu, iam aos diferentes blocos e diferentes salas da escola, conhecer os professores e funcionários que agora farão parte do seu dia-a-dia e também como funciona a escola.

Adul Djálo, técnico de projeto Escolas Ubuntu no Instituto Padre António Vieira (IPAV), acredita que este “é um momento muito bom para os alunos que estão a mudar de escola”, pois este consegue ser um “momento difícil”. Acredita que as atividades feitas e o acolhimento vão “ajudar a começar essa nova aventura no Agrupamento de Escolas de Santa Iria da Azóia (AESIA)”.

 

DSC 4723

 

Seguimos com muita atenção o grupo da Ana, monitora que não se intimidou com a nossa presença e continuou a visita guiada muito descontraidamente, sempre acompanhada por cinco novos alunos do 5º ano, silenciosos e observadores, a absorver todas as palavras que eram ditas.

Durante este “tour escolar”, do qual também fomos participantes, conhecemos a biblioteca, lugar de estudo e silêncio, localizada no bloco A. Um bloco muito particular, onde funcionam outros serviços e o sossego é imperativo, com os pequenos “detetives” a respeitar a regra e todas as indicações da Vanessa, funcionária da escola que os recebeu de braços abertos e com um sorriso no rosto.

No bloco A também puderam visitar a sala do conselho diretivo, onde o diretor da escola os recebeu, dando as boas-vindas e indicando que estava ao seu dispôr para tudo aquilo que eles precisassem, pois eles estão na escola para ajudar a que a sua estadia seja a melhor possível e para que dali levem boas memórias.

 

DSC 4718

 

Horários da secretaria desvendados, nomes de professores e funcionários descobertos, era altura das próximas paragens. Conheceram o bar da escola e o refeitório, onde vão partilhar tanto refeições como momentos de convívio, a papelaria onde vão buscar o material escolar ou as folhas de teste e os campos onde vão poder jogar e fazer as aulas de educação física.

Toda a informação reunida e chegava o momento de a partilhar com os restantes colegas. Divididos por salas, puderam partilhar os nomes de quem conheceram ao longo desta jornada de descoberta pela nova escola. Desde a “professora Paula”, ao “professor Pedro”, à “psicóloga Filipa” e à “funcionária Vanessa”, os detetives de palmo e meio fizeram um bom trabalho de reconhecimento à sua futura casa.

 

 

Na semana anterior, a escola já tinha recebido uma atividade de “Acolhimento Ubuntu”, mas desta feita destinada aos educadores. Os números apontam para que mais de 40 mil educadores e alunos participem nas cerca de duas mil atividades de “Acolhimento Ubuntu” inscritas.

A nível nacional a Academia de Líderes Ubuntu está presente em mais de 400 escolas e 15 instituições de ensino superior, já tendo chegado a mais de 25 mil jovens em 190 países e tendo atualmente delegações em 20 países.

Podes saber mais sobre o Acolhimento Ubuntu clicando aqui.