Depois de vários anos sem participar na Qualifica, em 2023, o Politécnico de Tomar marca presença neste evento realizado em Matosinhos, no Porto. Quem o conta é a pró-presidente para a divulgação e relações externas desta instituição de ensino superior, Rita Anastácio: "Decidimos participar para divulgar a oferta formativa que nos distingue, sobretudo na área das Artes". 

 

DSC 7384

 

E quais são as características distintivas da experiência de quem estuda no Politécnico de Tomar? De acordo com Rita Anastácio, um dos principais focos da instituição é o "ensino prático, que ensina a teoria a partir da prática, com projetos reais". Nesse sentido, destaca a presença de váriass empresas no campus da instituição, que trabalham em conjunto com estudantes e docentes, para que os alunos possam conhecer por dentro a realidade profissional. O facto do campus integrar escolas de diversas áreas, acrescenta, permite relizar "projetos integrados e transversais, que cruzam várias áreas do conhecimento". 

 

 

Por outro lado, acrescenta, há "uma preocupação com a integração dos estudantes, de forma a garantir que ela é feita de forma saudável". Para tal, o Politécnico de Tomar colabora com as associações de estudantes "para fazer esta integração de forma diferenciadora, criando um espírito de família muito grande".

 

DSC 8046

 

Para além de partilhar informações com os visitantes sobre o Politécnico de Tomar, Rita Anastácio conta que outro dos objetivos passa pelo incentivo ao prosseguimento de estudos. "Procuramos também que continuem a estudar, fazendo um pouco de orientação vocacional, se necessário", explica, antes de concluir: "Ajudamos [os visitantes] a encontrar um caminho e a perceber que continuar a estudar é fundamental para encontrar um trabalho adequado, fazendo aquilo que gostam"