Uma semana para pensar e propor negócios inovadores na área do turismo, que possam contribuir para o aumento da qualidade de vida em Setúbal, é o desafio colocado este ano a 53 estudantes de toda a Europa no âmbito de mais uma Business Week, programa internacional intensivo em empreendedorismo que vai arrancar a 21 de outubro, organizado pela Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal (ESCE/IPS), com coordenação da docente Teresa Costa.

Nesta 14.ª edição, dedicada ao conceito de smart tourism, o programa de trabalho volta a apostar num contacto direto dos participantes com a cidade que os acolhe e é no Mercado do Livramento, local bem emblemático de Setúbal, que decorrem todas as atividades previstas para o primeiro dia. Da sessão de boas-vindas a uma conversa com empreendedores de sucesso, no auditório do espaço, até ao “piquenique internacional” que vai decorrer na zona das bancas de venda, com toda a ambiência de um mercado tradicional.

Dia 22 é dia de rumar até à DNA.Cascais, agência de empreendedorismo e comércio, para visitar empresas e assistir ao seminário internacionalEmpreendedorismo e Inovação”, que reúne vários testemunhos de quem ousou arriscar em novos negócios. Devidamente inspirados, os 53 jovens participantes, vindos da Alemanha, Dinamarca, Bélgica, Holanda, França, República Checa e Portugal, vão depois pôr mãos à obra nas várias sessões do workshop de empreendedorismo que vai decorrer na ESCE/IPS ao longo dos dias seguintes. 

As atividades culminam com um concurso de ideias, no dia 25, através do qual os estudantes, distribuídos por equipas, serão desafiados a apresentar, na Casa da Baía, as suas propostas de modelo de negócio para produtos e serviços inovadores. Os vencedores serão apurados por um júri composto por professores estrangeiros e nacionais.