O Brasil foi o país anfitrião da segunda edição do Campeonato do Mundo de Desporto Escolar. Durante 10 dias, a “Cidade Maravilhosa” do Rio de Janeiro recebeu mais de dois mil atletas provenientes de 48 países, para competir em 18 modalidades.

A delegação portuguesa, composta por 20 atletas sub-15, foi liderada pelo Chefe de Delegação Rui Fonseca e participou nas competições das modalidades de Atletismo, Badminton, Natação e Ténis de Mesa.

Nas competições de atletismo, as medalhas foram conquistadas nas provas de meio-fundo por Afonso Gomes e Wagner Castro. Afonso Gomes, aluno do Agrupamento de Escolas D. Maria II, Vila Nova de Famalicão, arrecadou o ouro nas provas de 800 e 1500 metros. Wagner Castro, que estuda no Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, também de Vila Nova de Famalicão, saltou até ao bronze na prova de salto em comprimento.

 

 

A quarta e última medalha foi conquistada nas competições de badminton, na prova individual de masculinos, por Francisco Jones, aluno do Agrupamento de Escolas Aqua Alba (Agualva-Sintra). Na prova de pares mistos, Francisco Jones e Raquel Coelho, também aluna do Agrupamento de Escolas Aqua Alba, alcançaram o sexto lugar. Nas provas individuais, Raquel Coelho ficou pelo 9º lugar e foi ainda distinguida com o prémio fair-play pela “atitude e conduta exemplar ao longo de todo torneio”.

Da participação portuguesa destaca-se ainda a chegada a várias finais nas diferentes categorias de natação e para os bons resultados nas competições de ténis de mesa (5º e 6º lugar, respetivamente)

No último dia do evento, Portugal participou nos torneios da amizade das modalidades de badminton e ténis de mesa, um conjunto de provas informais que pretendem promover o convívio e reforçar a amizade entre todos os participantes.

O país anfitrião foi aquele que conquistou mais medalhas ao longo de todo o evento. O Brasil terminou as provas com 282 medalhas, seguindo-se a República Popular da China com 97 e Taiwan com 67.

A terceira edição do Campeonato do Mundo de Desporto Escolar realizar-se-á em 2024, no reino do Bahrain. A data proposta para a realização do evento é outubro.